Andarilho - Conceito, o que é, Significado

O andarilho é um indivíduo apaixonado por viajar e que em sua trajetória incorpora um espírito aventureiro. Em termos coloquiais, também se utiliza o termo mochileiro para designar este tipo de viajante. Entretanto, as conotações são bem diferentes uma das outras.

A palavra andarilho vem do latim ambulare que significa andar, caminhar e passear.

Turistas versus andarilhos

Apesar de ambos os temos se referirem a um viajante, deve-se ressaltar que são conceitos distintos. O turista normalmente organiza sua viagem através de uma agência e durante sua estadia sabe o que vai fazer e aonde vai se hospedar; em termos especializados isso é um pacote turístico. Em compensação, o andarilho tem outro pensamento sobre viagem e outras motivações. Em primeiro lugar, ele se desloca de maneira independente e procura descobrir um lugar e seus costumes distante dos circuitos convencionais. Sua motivação vai além do descanso e do lazer, não lhe interessa ficar deitado tomando sol ou ir a uma balada pela noite.

O andarilho quer infiltrar-se em um meio e ter sua própria experiência pessoal, sem intermediários. Sua visão da viagem pode ter um componente espiritual, porque não se trata de tirar fotos dos grandes monumentos ou fazer compras em um mercado local.

Ele pode viajar sozinho ou em companhia, mas na verdade o que ele mais busca são as experiências vitais que lhe enriquecem como indivíduo. Por isso, não tem horários fixos nem excursões programadas. Pode-se dizer que viaja livre e em busca de aventura, como o propósito de envolver-se com a cultura do país visitado. Seu orçamento é geralmente modesto, a duração da viagem é indeterminada e o rumo a seguir depende das circunstâncias e do que vai encontrar ao longo do caminho.

O espírito de aventura é compatível com um bom planejamento

Sair para descobrir o mundo é o propósito destes viajantes / aventureiros.

Para que o projeto seja bem-sucedido é recomendável que o andarilho siga uma série de conselhos:

- Saber para onde está indo e o que há nesse destino, qual é a situação política do país, os meios de transporte, o idioma, a moeda, os procedimentos burocráticos, sanitários, etc;

- Viajar de maneira cômoda, ou seja, com roupas e equipamentos adequados para os deslocamentos;

- Adotar medidas de segurança para evitar problemas. Levar o dinheiro em lugar seguro, conhecer o endereço da embaixada do seu país e evitar áreas conflituosas são questões que todo andarilho deve adotar;

- Para facilitar os trajetos e dispor de boa informação é importante contar com a presença de um guia turístico.

Imagem: Fotolia. antartstock

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: