Prêmio Pulitzer - Conceito, o que é, Significado

Em qualquer área da criatividade é comum outorgar algum prêmio às pessoas que se destacam por suas contribuições. Os prêmios Pulitzer constituem um dos reconhecimentos mais prestigiosos do mundo anglo-saxão. São outorgados nos Estados Unidos desde 1917 e incluem diversas categorias relacionadas à atividade jornalística: editorial, serviço público, reportagem, fotografia, jornalismo investigativo ou charge.

Também são premiados trabalhos literários como biografias, obras de ficção ou pesquisas históricas sobre os Estados Unidos. Há igualmente uma categoria destinada a reconhecer o mérito de uma composição musical realizada por um norte-americano.

Certos prêmios não isentos de polêmicas

Embora estes prêmios gozem de grande prestígio tanto nos Estados Unidos como fora de suas fronteiras, também recebem algumas críticas. Neste sentido, seu sentido liberal e um marcante anticonservadorismo tem sido censurados.

A trajetória destes prêmios se encontra estreitamente ligada às notícias mais notáveis da história do jornalismo norte-americano (os jornalistas do Washington Post, que desvendaram o caso Watergate que acabou com a demissão do presidente Nixon, receberam esse prêmio em 1973).

O legado de um jornalista húngaro de origem judaica

Joseph J. Pulitzer (1847-1911) veio para os Estados Unidos ainda muito jovem e se alistou no exército para lutar a favor dos nortistas durante a Guerra Civil Americana. Após o fim do conflito bélico, começou sua atividade jornalística como redator em um jornal de língua alemã na cidade de Sant Louis. Com o passar do tempo, comprou o jornal onde trabalhava e iniciou uma carreira de sucesso como editor de imprensa.

Em sua atividade jornalística teve a habilidade de conectar-se com o homem nas ruas e se tornou o precursor do sensacionalismo na imprensa nos Estados Unidos. No final do século XIX, comprou um jornal de prestígio (o New York Journal) e através de suas páginas promoveu a guerra hispano-americana com o objetivo de que a Espanha perdesse o controle sobre as colônias de Cuba e Porto Rico.

Joseph J. Pulitzer morreu em 1911 e em seu testamento deixou as indicações pertinentes para que em cada ano fossem concedidos os prêmios relacionados à atividade jornalística.

Os prêmios que levam seu nome são entregues em todos os meses de Abril.

Na história destes prêmios se destacam grandes escritores como Ernest Heminway e Tennessee Williams. Na categoria de fotografia os prêmios Pulitzer são especialmente valorizados (a foto da execução de Saigon em 1968 durante a Guerra do Vietnã é considerada uma das imagens mais impactantes do século XX).

Imagem: Fotolia. robin_ph

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: