Conceito » Educação » Polimatia (polímata)

Polimatia (polímata) - Conceito, o que é, Significado

Esta palavra vem do grego, mais concretamente de polymátheia, que etimologicamente significa amplos conhecimentos. Desta maneira, uma pessoa com vasta cultura sobre diversos assuntos é considerada uma polímata.

Três grandes polímatas: Leonardo da Vinci, Aristóteles e Thomas Jefferson

A polimatia é o domínio de várias áreas do conhecimento. Um polímata pode ser um grande conhecedor de muitos temas variados e não relacionados entre si. Obviamente, poucas pessoas têm essa particularidade. Entre elas, podemos destacar três personagens: Leonardo da Vinci, Aristóteles e Thomas Jefferson.

Leonardo é um homem do Renascimento e tem o arquétipo de gênio criativo. Sua curiosidade intelectual lhe impulsiona a todo tipo de assunto: engenharia, designer, arquitetura, filosofia, poesia, entre outras disciplinas.

Aristóteles também teve grande conhecimento sobre qualquer tipo de assunto: lógica, poesia, metafísica, biologia, política, ética e retórica. Em todas estas áreas demonstrou grande rigor intelectual.

Thomas Jefferson era presidente dos Estados Unidos entre 1801 e 1809. Além de político, era considerado um erudito de sua época. Foi inventor, fundou a Universidade de Virginia, foi um dos pais fundadores dos Estados Unidos e se dedicou à horticultura, arqueologia e música. Conhecia grego, latim e francês e profissionalmente se dedicou à advocacia.

Polimatia versus especialização

O polímata é alguém que possui uma curiosidade infinita, portanto, um indivíduo excepcional. Atualmente é difícil encontrar pessoas como Jefferson, Aristóteles ou Leonardo. Como regra geral, a preocupação intelectual se dirige a determinado campo do conhecimento. Assim, em comparação com a polimatia de outras épocas, podemos destacar a especialização como uma tendência geral nos dias de hoje.

A especialização tem dois lados diferenciados

É positiva porque o indivíduo que conhece a fundo determinado assunto pode se tornar um profissional bem-sucedido em seu ramo.

É negativa porque a exclusividade do conhecimento pode envolver certo grau de ignorância sobre temas de cultura geral. Naturalmente, o ideal seria ter uma ampla cultura sobre diversos assuntos e, ao mesmo tempo, apostar na especialização.

Fundamentos para entender a polimatia

Além da imensa curiosidade sobre o saber e a vasta cultura, os polímatas são indivíduos que sabem pensar com abordagens criativas. Neste sentido, são capazes de relacionar diferentes tipos de conhecimento ou criar novas ideias a partir das já adquiridas.

Imagem: Fotolia. nnerto

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: