Em termos gerais, a palavra pluralidade se refere a uma multidão ou a um grande número de coisas ou algo que coexistem em um mesmo ambiente ou área. Já por outro lado, a pluralidade também se refere à qualidade ou condição de ser mais que um.
No caso de um contexto político ou de uma organização social com fins solidários fundamentados principalmente em preceitos democráticos, por exemplo, o conceito de pluralidade deve apresentar uma especial presença e participação no que seria a organização, fortalecimento e desenvolvimento de uma organização política ou social, pois ela se refere e estabelece a tendência ao reconhecimento e a permissão que todos os membros integrantes ou parte deles possam ter voz ativa e poder de voto em relação ao seu funcionamento, especialmente para que o funcionamento seja adequado e sempre com bons resultados, algo que seguramente terá mais chances de produzir-se quando todos os integrantes que compõem a organização possam participar ativamente e dar suas opiniões, mesmo sendo diferentes, porque é dessa variedade que saem os melhores frutos e benefícios.
Por outro lado, em termos de uma sociedade ou de uma comunidade, a pluralidade é entendida como o fato de que podem existir e coexistir em sua minoria e maioria grupos étnicos culturais que se diferenciam entre si, mas que em certo ponto se unem no fato de viver num mesmo lugar e é esta diferença que enriquece a sociedade em questão.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (maio., 2014). Conceito de Pluralidade. Em https://conceitos.com/pluralidade/. São Paulo, Brasil.