Conceito » Ciência » Rede Trófica

Rede Trófica - Conceito, o que é, Significado

Seguindo a trilha da etimologia é possível compreender o significado dos conceitos. Neste caso, trófica vem do grego trophos, que significa comida; e rede é aquilo que vincula diversas entidades. Consequentemente, a rede trófica é um conjunto de vínculos relacionados à alimentação.

A energia que o sol proporciona ao nosso planeta é vital para a manutenção dos ecossistemas

Existem ecossistemas minúsculos (como um pequeno açude) ou gigantescos (como uma floresta tropical). Por outro lado, as plantas de qualquer ecossistema são aquelas que transformam a energia do sol em energia química. Este processo de transformação é a fotossíntese e permite que as plantas liberem oxigênio e assim os seres vivos possam respirar.

Desta maneira, temos uma estrutura explicativa em forma de rede. São três elementos inter-relacionados: o sol, as plantas e o resto dos seres vivos.

Uma rede trófica significa que a energia química dos organismos passa de um organismo para o outro através da cadeia alimentar

A natureza pode ser entendida como uma pirâmide de vários níveis específicos. Cada nível seria um elo diferente da cadeia alimentar e recebe o nome de nível trófico. As plantas formam o primeiro escalão, a base da pirâmide, fornecendo energia para o resto dos seres vivos. O próximo escalão está formado por consumidores primários, ou seja, a maioria dos animais.

Num nível seguinte estão os animais que se alimentam de outros animais de maneira direta ou indireta. Como regra geral, à medida que se sobe na pirâmide também cresce o tamanho dos indivíduos. Também como norma geral, o número de indivíduos é menor quanto mais elevado seja sua situação na pirâmide.

Esta estrutura piramidal da natureza serve para compreender a relação linear entre os indivíduos, da qual é chamada de cadeia trófica

Porém as relações entre os ecossistemas são mais complicadas, criam uma espécie de interconexão entre todos os indivíduos relacionados, ou seja, uma rede trófica. Assim, o conjunto de cadeias tróficas forma um conjunto ainda maior, a rede trófica.

Os cientistas que estudam os ecossistemas utilizam o termo trófico para referir à cadeia alimentar de determinado habitat. A consolidação e a manutenção de uma rede trófica dependem de muitos fatores e um deles é a participação do ser humano, que faz parte da pirâmide da natureza e é o que tem mais capacidade na hora de influenciar no equilíbrio dos diferentes níveis.

Imagem: Fotolia. vecton

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: