Conceito » Aprender » Autótrofo

Autótrofo - Conceito, o que é, Significado

AutotrofoDenomina-se autótrofo a todo organismo capaz de gerar seu próprio alimento, isto é, capaz de gerar as substâncias necessárias para poder sobreviver e desenvolver-se. Isto significa que estes organismos são capazes de assumir vários elementos do ambiente em que se desenvolvem; estes elementos podem ser classificados como inorgânicos, e através dos vários processos internos que os recompõem, podem ser incorporados como alimento. Diferentemente dos seres autótrofos, os heterótrofos necessitam de outros seres vivos para alimentar-se. É devido a esta circunstância que os organismos autótrofos são considerados os iniciadores da cadeia alimentar e, por isso, possuem um papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra. Assim, estes organismos podem servir de alimento a outros.

Os seres vivos autótrofos são por excelência as plantas. Estes organismos obtêm a energia do sol e geram oxigênio no processo de produzir seus alimentos. Outro tipo de variante dentro dos autótrofos são as bactérias. Este tipo de capacidade de produzir seu próprio alimento é conhecido como produção primária. A geração primária é a fotossíntese, que precisa da contribuição do sol para servir de energia. Desta forma, as plantas utilizam esta fonte primária de energia através de suas folhas e assim iniciam o processo. Esta forma de geração de alimento teve grande impacto na formação da atmosfera terrestre. É por isso que a nutrição autótrofa é tão importante: não inicia apenas a cadeia alimentar, permitindo que os demais seres vivos que não produzem seu próprio alimento tenham essa fonte, mas que seja possível sua respiração.

Diante do exposto, é fácil concluir que foram os organismos autótrofos os primeiros em aparecer sobre a face da Terra. Esta circunstância é de certa forma um mistério, pois é uma grande coincidência que um organismo tão complexo tenha surgido com a possibilidade de reproduzir-se de modo sustentável. No entanto, esta primeira etapa permitiu o desenvolvimento de sua vida sobre a face da Terra, à medida que criou sua base a nível ambiental.

Relacionados:

  1. Organismos
  2. Protozoários
  3. Aeróbico
  4. Nutrição
  5. Fotossíntese
  6. Resíduos Orgânicos
  7. Ecossistema
  8. Matéria Orgânica
  9. Vida
  10. Célula