Conceito » Psicologia » Perfil Psicológico

Conceito de Perfil Psicológico

Cada ser humano é único e exclusivo. Inclusive mesmo com características semelhantes do outro, seu perfil psicológico é totalmente único. Um perfil que mostra os principais traços do caráter de uma pessoa. É como um esquema que mostra de grosso modo a essência da maneira de ser. O perfil psicológico é especialmente determinante em diferentes situações, por exemplo, nos processos de seleção pessoal são realizadas provas específicas para conhecer o modo de ser do candidato e suas competências teóricas. Para que serve este tipo de prova?

Modo de ser pessoal

Por exemplo, quando uma empresa que oferece um emprego a uma pessoa é necessário que ela tenha a competência básica de trabalhar em equipe, ou seja, é essencial escolher um candidato que tenha esta predisposição ao trabalho em colaboração com os demais. E enquanto esta qualidade não pode ser observada visivelmente pelos dados de formação e experiência do currículo, pelo contrário, pode ser identificada através de um teste de personalidade, por exemplo. Este teste em forma de perguntas é projetado especificamente para minimizar a possibilidade de o candidato mentir ou distorcer informações sobre si mesmo.

O perfil psicológico de uma pessoa traz valores para a organização. Este perfil é administrado por psicólogos que muitas vezes trabalham no departamento de recursos humanos das organizações realizando em detalhes os processos de seleção pessoal.

Relações compatíveis

Além do campo profissional, podemos conhecer a observação, a experiência pessoal, as relações de amizade, o perfil psicológico do outro ser humano através do trato direto. Geralmente a amizade acontece quando duas pessoas possuem perfis psicológicos compatíveis. Ou melhor, quando além das diferenças entre os amigos, existem traços comuns e se cria uma afinidade. O mesmo ocorre em relação a um casal feliz na qual existe alto grau de compatibilidade.

As pessoas podem conhecer seu próprio perfil psicológico, seus pontos fortes e fracos do seu modo de ser através de autoconhecimento. Por exemplo, através da participação em cursos de autoajuda, da leitura de livros de psicologia, meditação e reflexão consciente sobre sua própria felicidade.

O perfil psicológico mostra a anatomia emocional de um ser humano, ou seja, seu mundo interior, cujos traços são visíveis e diferentes ao do seu corpo, que é uma entidade material.

Imagem: Fotolia. Abundzu

Relacionados:

  1. Pessoa Perfeccionista
  2. CEO
  3. Recursos Humanos
  4. Trabalho em Equipe
  5. Psicologia
  6. Social
  7. Hotel Boutique
  8. Startup
  9. Plano de Trabalho
  10. Entrevista