Conceito » Psicologia » Mobbing

Mobbing - Conceito, o que é, Significado

O assédio moral ou mobbing é uma forma de pressão psicológica ou moral. O termo é empregado para descrever as situações de perseguição das quais são submetidas algumas pessoas em seu ambiente de trabalho.

O que acontece no mobbing?

Em primeiro lugar, deve notar-se que neste tipo de situação há dois protagonistas: um ou mais perseguidores e uma vítima. O assediador tenta destruir o equilíbrio emocional do assediado a fim de destruí-lo psicologicamente.

O agressor costuma perseguir sua vítima através de uma série de estratégias: com falsas acusações, falando mal da vítima diante de outros, espalhando rumores, desacreditando sua capacidade profissional, atentando contra privacidade ou empregando uma linguagem vulgar e agressiva.

Em poucas palavras, o assediador coloca em prática todo o tipo de artimanha para minar o estado de espírito do assediado. Como resultado disso, as pessoas próximas à vítima podem enxergá-la como alguém estranha e diferente. Isto faz com que o assediador conte com aliados indiretos em sua estratégia destrutiva.

A vítima de assédio começa a sentir confusa e aos poucos vai sofrendo psicologicamente

Devido a isso, muda seu comportamento no local de trabalho. Desta maneira, é isolada e não participa das conversas cotidianas. Naturalmente, sente-se abatida e isso a leva a um estado depressivo que afeta negativamente sua vida pessoal, profissional e familiar.

Normalmente, a vítima não encontra uma explicação lógica sobre aquilo que lhe ocorre e, por isso, chega a sentir-se culpada. Por outro lado, quando decide ir a um psicólogo ou um psiquiatra pode ser diagnosticada com depressão ou algum tipo de fobia, quando na verdade seu desconforto ocorre por causa do mobbing ou assédio moral que sofre.

Os especialistas neste tipo de situação aconselham que o assediado coloque em prática uma série de medidas:

1) tentar lidar com o assédio com firmeza e determinação;

2) necessidade de um tratamento correto e respeitoso;

3) evitar culpar a si mesmo da situação de assédio;

4) não isolar-se dos demais;

5) procurar ajuda de um profissional da psicologia;

6) denunciar o agressor à justiça se as medidas anteriores não forem úteis.

Outras formas de maltrato psicológico

O mobbing é uma forma de maltrato psicológico que faz parte do ambiente de trabalho. Quando o assédio psicológico acontece nas escolas é chamado de bullying. Se a intenção do assediador tem uma finalidade sexual se trata de assédio sexual. Há também o cyberbullying e outras formas de assédio, como aquelas que ocorrem entre vizinhos ou dentro da família.

Todos estes fenômenos têm elementos em comum: as vítimas sofrem distúrbios emocionais, sentem-se humilhadas e pode precisar de algum apoio psicológico para superar determinada situação.

Imagem: Fotolia. astrosystem

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: