Conceito » Psicologia » Megalofobia

Megalofobia - Conceito, o que é, Significado

A fobia é um medo irracional e desproporcional em relação a algo. Neste sentido, convém estabelecer a diferença entre a ideia de medo e a fobia. O medo é uma emoção causada por algum tipo de ameaça ou dano, seja ele físico ou psicológico. A reação ao medo é um mecanismo de defesa adaptativo e de grande utilidade, pois serve como um aviso de perigo. Em compensação, a fobia significa o exagero do medo.

Quando não existe uma proporção entre a suposta ameaça e o comportamento ocorre uma reação fóbica. Em alguns casos, as pessoas com fobias sentem medo sem necessidade de estímulo fóbico, pois o fato de pensarem apenas em si já faz sofrer seus efeitos.

Há fobias para todos os gostos: de aranhas, palhaços, escuridão, de olhar-se no espelho, de raios e trovões. Estima-se que 8% da população tem algum tipo de comportamento fóbico.

A megalofobia é considerada uma das fobias menos comuns

Como seu próprio nome indica, a megalofobia consiste na reação de pânico intensificado diante de coisas grandes, como avião, transatlântico, uma árvore gigantesca ou até mesmo de uma cidade grande. Obviamente, as pessoas com este distúrbio psicológico procuram evitar as grandes cidades e tudo o que tenha um tamanho considerável.

Os megalofóbicos costumam ter aversão aos objetos que apresentam um tamanho superior ao normal

Desta maneira, sentem pânico diante de um quadro, de uma estátua ou de um objeto particularmente grande. Segundo os especialistas, esta fobia está relacionada com o complexo de inferioridade. Quem sofre desse pânico se sente intimidada pela presença de algo grande ou que está associada à ideia de grandeza. Assim, um megalofóbico pode sentir-se bem desconfortável ou agitado diante de alguém muito rico ou poderoso, inclusive de um homem muito forte ou de um personagem famoso.

A aversão por coisas grandes pode ter origem por causa de alguma experiência traumática durante a infância ou por algum desajuste emocional de tipo inconsciente. Este medo irracional tem um efeito negativo sobre a vida cotidiana de quem a sofre, pois é inevitável deparar-se com coisas ou realidades de elevadas proporções.

Possíveis terapias

Para superar alguma fobia é conveniente submeter-se a um tratamento psicológico adequado. Caso contrário, a ansiedade e o sofrimento experimentados pelo pânico descontrolado se tornam algo comum. Existem vários tratamentos para enfrentar gradativamente o estímulo fóbico até finalmente superá-los, ou então, técnicas de realidade virtual que retratam ficticiamente uma relação entre o sujeito e o estímulo que produz a fobia.

No caso da megalofobia, a recriação virtual de uma cidade grande pode ser uma forma válida para eliminar os sintomas de medo irracional em relação a tudo que é grande.

Imagem: Fotolia. Voyagerix

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: