Conceito » Psicologia » Pessoa Perfeccionista

Pessoa Perfeccionista - Conceito, o que é, Significado

O perfeccionismo é uma armadilha psicológica que leva algumas pessoas a transformar este defeito em uma virtude. Na verdade, muitos candidatos fazem deste adjetivo pessoal, uma boa carta de apresentação em uma entrevista de emprego. A perfeição pode ser estimulante em certos domínios da vida, por exemplo, a contemplação de uma paisagem natural que se percebe com imensa beleza.

No entanto, quando se refere à ação humana, esta autoexigência gera mais frustração e sofrimento do que satisfação pessoal. Na verdade, é a própria pessoa que se coloca o peso de agir sempre como a melhor, ela sofre porque coloca em si mesma um peso que a impede de desfrutar e valorizar suas conquistas.

Características de uma pessoa perfeccionista

1. Não mede sua evolução e crescimento pessoal a partir do seu próprio caminho, mas se compara com os demais. Costuma olhar sempre para aquele que considera melhor em excelência.

2. Uma autoestima que depende dos resultados externos. Diante de um sucesso profissional, o ego aumenta, pelo contrário, diante de uma derrota ou de um fato inesperado, a pessoa se sente vulnerável em seu amor próprio. Identifica seu valor pessoal a partir das suas conquistas externas.

3. Geralmente são pessoas que mostram esta atitude, até mesmo em sua aparência, através do cuidado estético de uma imagem impecável. Elas se preocupam com a imagem que passam para os demais através da sua aparência.

4. Estresse. Esta autoexigência crônica, este desejo de alcançar os objetivos mais altos, leva a pessoa a não desfrutar do processo com tranquilidade. Estas grandes expectativas podem se tornar um fator psicológico produzindo certo estresse a qualquer tipo de aprendizado.

5. O mapa da realidade de uma pessoa com este perfil psicológico está definido por um território mental onde o erro se torna um conceito estigmatizado. Deste modo, o sofrimento é infinito após ter sofrido uma derrota. A pessoa não se permite falhar, torna-se culpada pelo ocorrido.

6. As pessoas que são exigentes com si mesmas também são com os demais. Por esta razão, quando uma pessoa com este perfil adota um papel de chefe, por exemplo, também terá esta exigência com seus empregados.

7. O discurso habitual das pessoas perfeccionistas é definido pelos termos do valor absoluto: tudo, sempre, nunca ou nada. A partir deste ponto de vista, a vida é medida em "branco ou preto" e as tonalidades das cores intermediárias ficam perdidas.

8. Confunde ser melhor com ser feliz, quando curiosamente, este perfeccionismo a impede do verdadeiro bem-estar interior e da alegria.

Baixo nível de espontaneidade

São pessoas que querem ter tudo sobcontrole e por esta razão se mostram pouco espontâneas, têm dificuldades em improvisar. Meditam muito antes de falar ou antes de agir.

Em certas ocasiões, quando o sentimento de perfeccionismo se torna patológico, a pessoa chega a sacrificar seu próprio desenvolvimento pessoal por causa do seu vício ao trabalho.

Imagem: Fotolia. xixinxing

Relacionados:

  1. Comportamento
  2. Desafio
  3. Solidariedade
  4. Honestidade
  5. Heteroestima
  6. Transformar
  7. Prudência
  8. Diligente
  9. Generosidade
  10. Crise da Meia-Idade