Reino Plantae - Conceito, o que é, Significado

Reino-PlantaeO Reino Plantae é um conceito que pertence à área da Biologia e se refere ao grupo formado por todas as plantas terrestres, incluindo desde musgos até as grandes árvores da Amazônia.

Características valiosas deste mundo

Como regra geral, o habitual é que a maior parte das plantas esteja enraizada no solo, isso faz com que elas não sejam deslocadas. Ainda assim, graças a sua reprodução por esporas ou sementes é possível estender-se a áreas mais afastadas do seu habitat natural.

A teoria mais comum que explica a origem das plantas atuais é a sua descendência direta com as primitivas algas verdes, entre as quais compartem vários traços biológicos como a importância da celulose em sua composição ou a presença de certos pigmentos fotossintéticos.

As plantas são seres autótrofos, ou seja, são responsáveis por produzir seu próprio alimento aproveitando a matéria inorgânica. Mesmo assim ainda existem poucas plantas heterótrofas e que são exceções.

A cor verde destas plantas provém de um pigmento chamado clorofila e possui papel fundamental no processo da fotossíntese.

O Reino Plantae agrupa quase meio milhão de espécies vegetais que habitam os vários cantos da Terra, desde as desérticas areias do Saara até as florestas tropicais da América do Sul

Apesar disso, todas estas plantas podem ser classificadas em quatro divisões: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

A primeira desta divisão, as briófitas, incluem as plantas mais primitivas tais como os musgos e as plantas hepáticas. Sua principal característica é a carência do sistema vascular, o que limita muito o seu tamanho. Pelo contrário, os outros três grupos contam com certos tecidos vasculares, como é o caso do xilema que conduz a água e os minerais obtidos no solo, assim como o floema que conduz o alimento elaborado pela própria planta através da fotossíntese.

O segundo grupo formado pelas pteridófitas inclui as plantas que se reproduzem através de esporas, por exemplo, as samambaias.

No caso das gimnospermas, sua reprodução acontece pelas sementes nuas que se produzem dentro de um cone, como ocorre no caso dos pinheiros.

E finalmente, as angiospermas, da mesma maneira que ocorrem com as plantas do grupo anterior, elas também se reproduzem por sementes, mas neste caso se encontram confinadas no interior de um fruto, como acontece nas plantas com flores.

Imagem: iStock. themacx

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: