Broto - Conceito, o que é, Significado

A palavra broto apresenta dois significados. Por um lado, é um caule que acaba de brotar de uma planta. Por outro lado, é uma pessoa, mais especificamente o filho de alguém. Esta palavra vem do latim bastum, que significa pau ou garrote.

Uma análise do termo

Na linguagem coloquial a palavra broto como sinônimo de caule está em desuso e em seu lugar são empregados termos como grelo, estaca, entre outros. Em compensação, de modo popular é entendida como filho, descendente, herdeiro, sucessor ou alguém de pouca idade.

De qualquer forma, a palavra broto indica que seu filho pertence a uma linhagem, portanto, trata-se de um filho legítimo. Deve-se destacar que este conceito se contrasta com o de filho bastardo, ou seja, uma pessoa que não conhece seu pai.

A ideia de broto de diversas maneiras

Os antropólogos estudam as relações sociais entre os indivíduos e as instituições formadas na sociedade. Uma das instituições mais enraizadas é a família. Se um homem e uma mulher têm um descendente, este seria seu filho ou seu broto, algo como seu descendente biológico. Neste sentido, o broto pode ser:

1) o filho que terá a responsabilidade dos pais;

2) o herdeiro legítimo dos bens dos pais;

3) aqueles que recebe um legado emocional no núcleo familiar.

Portanto, há três dimensões relacionadas à ideia de broto: um plano organizacional da própria família, um plano legal que permite organizar a herança dos pais e, por último, um plano afetivo e emotivo.

Dentro da botânica o conceito broto é chamado de gomo, estaca ou grelo

De qualquer forma, broto é uma técnica para reproduzir plantas sem a necessidade de recorrer à plantação tradicional. Neste sentido, é preciso lembrar que nem todas as plantas se reproduzem por brotos ou estacas. Devido a isso os jardineiros ou horticultores focam nas árvores de folha perene para obter os brotos, da mesma maneira que acontece com as plantas herbáceas (plantas de caule macia) e de algumas plantas de interior.

Imagem: Fotolia. goccedicolore

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: