Conceito » Ecología » Crisântemo

Crisântemo - Conceito, o que é, Significado

Esta planta anual é conhecida em todo o mundo e seu nome científico é Chrysanthemum morifolim. Normalmente é utilizada na ornamentação devido às suas cores chamativas. Começou a ser cultivada na China há dois mil anos, posteriormente chegou ao Japão e no século XVIII se estendeu à Europa.

Particularidades dessa jóia

É uma planta de folha perene da família asteraceae, com uma base lenhosa que pode alcançar uma altura superior a um metro. Suas folhas apresentam uma estrutura simples e sua variedade de cores é bem ampla como branca, amarela, lilás, rosa e outras tonalidades.

No mundo da jardinagem

Esta planta tem uma floração outonal e apresenta diversas variedades. Quando cultivada em condições adequadas é possível ter flores durante dois meses aproximadamente. Em relação ao seu uso ornamental, há três opções: como planta de interior, colocada em vasos em um terraço ou em um jardim.

De qualquer forma, é importante escolher corretamente sua localização para que seu cultivo seja satisfatório. Neste sentido, o crisântemo precisa de muita luz, mas não com excesso de calor ou intensos raios solares. Quando colocada em um jardim, convém deixá-la a pouca sombra debaixo de uma árvore. Em um terraço deve estar em um local protegido e no interior do lar próximo a uma janela, mas sem luz direta.

Caso não receba luz suficiente as flores não se abrem e as plantas morrem, se há excesso de luz as folhas ficam amarelas e as plantas não crescem de forma adequada. O ambiente deve ser arejado e fresco, com pouca corrente de ar e uma temperatura que não seja inferior aos sete graus.

Os crisântemos precisam de muitos nutrientes e por este motivo a planta deve ser fertilizada na primavera e também no final do verão. Quanto à sua irrigação, a mesma deve ser abundante, mas sem encharcar a planta. E finalmente, pode-se dizer que se trata de uma planta muito sensível às pragas.

Chá de crisântemo

Esta planta tem alguns usos culinários e o chá de crisântemo é um dos mais conhecidos. Normalmente esta bebida é consumida como remédio medicinal, pois através dela se obtém uma série de benefícios para a saúde: é relaxante, ajuda a regular o colesterol, equilibra a pressão arterial e ajuda o processo de digestão dos alimentos. Estas propriedades do crisântemo se devem ao princípio ativo de betacaroteno, que é uma substância que potencializa o sistema imunológico e inibe as infecções bacterianas.

Imagem: Fotolia. Maygutyak

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: