Conceito » Aprender » Stevia

Stevia - Conceito, o que é, Significado

A stevia ou estevia, pois ambos os termos são usados de forma igual, é uma planta herbácea da família das asteraceaes. Tornou-se conhecida no final do século XIX através do naturalista suíço Moisés Bertoni. Durante sua estadia no Paraguai entrou em contato com os nativos guaranis, que revelaram os segredos desta planta.

No início do século XX foi registrada internacionalmente como Stevia Rebaudiana Bertoni. Quanto ao seu nome, provém de três pesquisadores: o humanista, médico e botânico espanhol do século XVI, Pedro Jaime Esteve, o químico paraguaio Ovidio Rebaudi e o já mencionado Moisés Bertoni.

Esta planta é de folha perene, tem um crescimento anual de 0,5 metros e suas flores são pequenas, de cor branca ou púrpura. Atualmente é cultivada em territórios ao redor do mundo, pois se adapta bem a diversos climas.

Observando a dinâmica de usos e propriedades

A stevia é usada como um edulcorante natural com o fim de adoçar algumas bebidas, refrigerantes e outros produtos. Seu sucesso como produto está em fornecer menos calorias que o açúcar; assim não afeta os níveis de açúcar no sangue. Por outro lado, são atribuídas propriedades para combater a obesidade e a diabetes. Alguns nutricionistas afirmam que possui propriedades antioxidantes, cicatrizantes e diuréticas.

Na cultura guarani

Esta planta tem sido tradicionalmente consumida por guaranis do Paraguai, Brasil e Argentina, que em sua língua chamam de “Ka'a He'e” ou então "erva doce". Os guaranis tomam o extrato de stevia há vários séculos, serve para adoçar o mate ou qualquer tipo de alimento. Ao mesmo tempo, consumem para mitigar os efeitos da fadiga e favorecer a digestão.

A luta pela propriedade intelectual

No século XX, o Japão introduziu o seu cultivo e em poucos anos se espalhou para a China e outros países. Com o passar do tempo, as propriedades desta planta foram utilizadas por grandes marcas de refrigerantes como alternativa ao açúcar. Esta circunstância tem sido fortemente criticada, pois os verdadeiros descobridores da stevia, os guaranis, não estão sendo beneficiados com sua comercialização.

Atualmente há uma luta legal entre os dois lados: as entidades que apoiam os guaranis consideram que apenas eles têm a legitima propriedade intelectual sobre a stevia e as grandes multinacionais dos refrigerantes.

Imagem: Fotolia. Bjorn Wylezich

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: