Percepção Social - Conceito, o que é, Significado

Entende-se por percepção social o processo pelo qual as pessoas interpretam a realidade social. Em outros termos, a percepção social se refere ao modo de como percebemos os demais e de que maneira interpretamos seu comportamento.

A ideia de percepção aplicada às relações sociais

A percepção é um dos temas clássicos da psicologia. Neste sentido, a psicologia no início do século XX focou no estudo das leis que determina nossa percepção sensorial. Com o tempo, alguns psicólogos observaram que estas leis podem ser aplicadas no campo social.

Aspectos próprios da percepção social

A percepção interpessoal está dividida em duas áreas: a percepção de outros indivíduos e a percepção dos grupos sociais.

O processo de percepção significa, em primeiro lugar, a existência de um observador e de pessoa objeto da percepção. O observador adota o papel de juiz, percebe o comportamento do próximo e lhe dá um significado.

A informação que recebemos dos outros é complexa, pois a informação que se recebe é bem variada.

Assim, em primeiro lugar percebemos as características físicas do próximo (sua estrutura, estatura e aspecto em geral). Desta maneira, percebemos as características não observáveis do sujeito, que envolve uma série de sentimentos e emoções. Assim mesmo, podemos captara as características de sua personalidade, sua ideologia e habilidades. O processo de percepção também envolve a cultura do observador e sua experiência anterior.

Um dos elementos chave nos processos de percepção social é a questão do papel social. Normalmente reconhecemos o outro através do papel que exerce na sociedade, especialmente, pelo prestígio e sucesso profissional de algumas pessoas, mas subestimamos aqueles que exercem um papel de menor reconhecimento social.

O papel do preconceito na percepção do outro

Quando conhecemos uma pessoa nossa percepção sobre ela pode estar condicionada por causa dos nossos preconceitos. O preconceito é uma ideia preconcebida. Opinar sobre os outros partindo de preconceitos é uma estratégia que leva a criação de estereótipos. Assim, classificamos alguém não por suas qualidades pessoais, mas por outras razões (classe social, etnia, língua ou maneira de se vestir).

A percepção social baseada em preconceitos é uma fonte de conflito, pois julgar o outro sem conhecê-lo anteriormente é uma abordagem injusta e pouco inteligente.

Imagem: Fotolia. junce11

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: