Conceito » Filosofia » Pensamento Lógico

Pensamento Lógico - Conceito, o que é, Significado

O pensamento é uma das qualidades que mais define o ser humano e diferencia a essência das pessoas através de suas capacidades. Existem diferentes tipos de pensamento que todas as pessoas precisam desenvolver ao longo da vida. Neste artigo vamos analisar o que é o pensamento lógico. É aquele que tem a finalidade de procurar uma coerência em suas explicações para dar uma razão de ser aos fatos observáveis ou aos problemas da vida.

Aristóteles foi um dos pensadores da filosofia que criou a lógica

Uma disciplina que busca a verdade ou a falsidade dos argumentos a partir da estrutura interna de um enunciado.

Existem diferentes formas de pensamento lógico. Por exemplo, o juízo de valor que afirma ou nega uma tese específica de modo objetivo. Da mesma forma, o raciocínio é um processo reflexivo através do qual o sujeito estabelece conclusões a partir de premissas iniciais.

O que é o pensamento lógico?

A ciência está baseada num pensamento lógico que anda de mãos dadas com a observação experimental. Portanto, este tipo de discurso é essencial para o desenvolvimento científico. Por exemplo, uma tese científica que tem validade universal é lógica em sua essência, ou seja, tem um motivo justo que pode ser demonstrado com dados e fatos concretos.

Entretanto, é importante compreender que o pensamento lógico não é o único que define um filósofo, mas sim todos os seres humanos que fazem uso desta reflexão em habilidades da vida diária para resolver questões cotidianas. O pensamento lógico caminha lado a lado ao senso comum. O pensamento lógico é a combinação da capacidade de análise que permite aprofundar os componentes de uma realidade, assim como é racional porque segue um processo sequencial onde a tese secundária se encontra baseada na tese principal. Deste modo, fica estabelecida uma estrutura de ideias mutuamente consistentes.

Para que serve o pensamento lógico?

O pensamento lógico ajuda a tomar decisões, a justificar seu ponto de vista quando está inserido num debate com alguém, a ter uma atitude crítica para desenvolver seu próprio ponto de vista além do que diz a maioria. Isto é, através deste pensamento se conecta também com a lógica do mundo.

Imagem: Fotolia. Lucky

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: