Pensamento Divergente - Conceito, o que é, Significado

A capacidade de raciocinar é comumente conhecida pelo termo pensamento. A ideia de pensamento pode ser entendida com uma série de rótulos. Assim, há um pensamento racional, crítico, abstrato ou criativo. Neste artigo, vamos focar em uma modalidade específica: o pensamento divergente.

A ideia fundamental do pensamento divergente

Esta modalidade de pensamento se baseia em gerar ideias através de abordagens não convencionais. Neste sentido, divergente equivale a criativo. Porém, tanto o pensamento criativo como o divergente não são exatamente os mesmos. O primeiro consiste em produzir ideias originais, enquanto o segundo consiste na habilidade de enxergar várias respostas possíveis a uma pergunta. Portanto, o pensamento divergente busca inúmeras soluções e não apenas uma. Em outros termos, trata-se de pensar de maneira incomum.

O pensamento linear versus o pensamento divergente

De forma esquemática, pode-se dizer que o pensamento linear é baseado em esquemas mentais já aceitos, enquanto que o divergente é uma tentativa de encontrar respostas fora do comum. Vamos supor que uma pessoa aborda a necessidade de encontrar uma agulha num palheiro. De acordo com a posição intelectual convencional, uma pessoa procuraria incansavelmente até encontrar a agulha, mas é muito provável que não consiga.

Por outro lado, uma pessoa que pensa sem convencionalismo poderia decidir queimar o palheiro e torná-lo em cinzas e assim finalmente encontraria a agulha. Pode-se dizer que o pensamento divergente é uma fórmula intelectual que altera a linearidade do pensamento e cria um caminho alternativo.

Vamos ilustrar novamente o pensamento divergente com um exemplo. O cilindro de papelão do papel higiênico serve inicialmente para uma finalidade, entretanto ao pensar de outra forma podemos concluir que há outras utilidades: serve para enrolar o cabelo; como rolo de massa; luneta; cabo de faca; cano de uma arma; cilindro de atletismo; entre outros.

Pensar fora da caixa

Alguns estudiosos do pensamento divergente consideram que o pensamento tradicional é como uma caixa que concentra conceitos e expectativas já elaboradas de antemão.

Em compensação, pensar de maneira divergente significa refletir e criar ideias fora da caixa. Assim, “sair da caixa” estabelece trocar percepções morais e alterar os conceitos para criar novas ideias. Obviamente, as ideias obtidas fora da caixa não são aplicadas dentro da caixa.

Imagem: Fotolia. sveta

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: