Conceito » Aprender » Pensamento Criativo

Pensamento Criativo - Conceito, o que é, Significado

O conceito pensamento criativo é também conhecido por outras denominações, tais como pensamento lateral, pensamento incomum ou design thinking em inglês. Independentemente do termo usado, seu objetivo é encontrar soluções alternativas diante de novos problemas ou desafios.

O pensamento criativo é a capacidade de criar novas ideias com determinado valor. Isso não significa que a criatividade consiste em pensar de maneira diferente, uma vez que fabricar portas hexagonais é algo diferente do habitual, mas não deixa de ser uma proposta criativa porque proporciona nenhum valor (não resolve uma necessidade e, portanto, é inútil).

Contra o senso comum

Na maioria das atividades humanas existem regras e orientações que são comumente aceitas e todas elas contam com uma abordagem geral com base no costume e no bom senso. O problema é que este modelo não funciona para encontrar soluções para os novos problemas que possam surgir. Consequentemente, os defensores do pensamento criativo consideram que as novas propostas aparecem quando os padrões tradicionais e os caminhos lineares são abandonados.

Considerações sobre o pensamento criativo

As novas ideias não surgem espontaneamente, mas uma predisposição intelectual é necessária. Neste sentido, os neurocientistas recomendam uma série de orientações a seguir:

- Bombardear nosso cérebro com ideias que anteriormente não eram processadas;

- Erradicar as opiniões e crenças enraizadas no cérebro;

- Considerar os erros como parte necessária para encontrar a solução definitiva;

- Observar a realidade que se pretende modificar através de uma abordagem crítica, por exemplo, perguntando por que ocorre algo;

- Identificar o problema que se analisa com claridade;

Uma vez identificado o problema é preciso começar a buscar soluções criativas, pelas quais é possível empregar algumas estratégicas:

1) reunir-se com outras pessoas em um turbilhão de ideias ou brainstorming;

2) buscar a inspiração em um ambiente estimulante;

3) conhecer opiniões de pessoas expertas na matéria;

4) não descartar ideias mesmo que aparentemente sejam absurdas;

5) conhecer outras experiências criativas.

O pensamento criativo parte de uma atitude intelectual pró-ativa. As novas ideias podem ser adquiridas através de técnicas e processos de aprendizagem. A criatividade é uma ferramenta gratuita que se encontra ao nosso alcance.

Imagem: Fotolia. agsandrew

Relacionados:

  1. Pensamento Lateral
  2. Pensamento Divergente
  3. Habilidade de Pensamento
  4. Pensamento Crítico
  5. Pensamento Lógico
  6. Pensamento Abstrato
  7. Pensamento
  8. Criatividade
  9. Pensamento Positivo
  10. Senso Comum