A atividade e o efeito de refletir é o que conhecemos como pensamento. Por outro lado, o adjetivo crítico se refere a julgamentos ou opiniões que são consequência de uma análise. Desta maneira, o pensamento crítico se refere ao fato de pensar através de um conjunto de julgamentos que provêm de uma análise.
O pensamento crítico pressupõe que a atividade mental é gerada a partir da imparcialidade. Em outras palavras, pensar criticamente é sair do assunto que se analisa para refletir através de uma perspectiva diferente a fim de encontrar uma solução para a questão ou problema a ser analisado. Neste tipo de desenvolvimento do raciocínio o difícil não é o ato de pensar, mas sim encontrar a posição de imparcialidade intelectual.
O pensamento crítico não é memorizar algumas ideias com algum propósito. Assim, um aluno que estuda uma matéria através de sua memória e registra o aprendido em um exame não está usando o pensamento crítico, pois se limita simplesmente em memorizar, repetir e reproduzir a informação em uma folha.
O pensamento crítico é uma estratégia intelectual pela qual o indivíduo chega a suas próprias conclusões sem a necessidade de adaptar-se a um modelo já estabelecido. Desta maneira, o pensamento crítico significa não aceitar de cara a verdade sobre algo.
Pode-se dizer que a pessoa que tem um pensamento crítico é aquela que não se limita em seguir as instruções de um programa, mas cria sua própria programação de ideias.
Na maioria dos sistemas educativos não se promove o pensamento crítico. De fato, os estudantes assumem que certas verdades são válidas pelo que se diz no texto de um livro e questionar seria um esforço inútil. Este esquema imperante nos sistemas educacionais é aplicado posteriormente ao conjunto da realidade, consequentemente os indivíduos se limitam a aceitar as verdades oficiais.
Em compensação, se uma pessoa aposta num pensamento crítico e alternativo sua abordagem intelectual se baseia em três elementos: pensar de maneira independente, questionar a verdade oficial e adotar uma posição de inconformismo vital.
Graças a ele, os filósofos gregos substituíram as explicações mitológicas pela racionalidade e os cientistas do Renascimento trouxeram uma nova visão sobre o universo.
O pensamento crítico é subversivo porque desestabiliza as abordagens oficiais de qualquer disciplina ou área de conhecimento.
Imagem: Fotolia. vladimirfloyd
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (nov., 2016). Conceito de Pensamento Crítico. Em https://conceitos.com/pensamento-critico/. São Paulo, Brasil.