Metafísica - Conceito, o que é, Significado

MetafisicaO termo metafísica se refere a um ramo da filosofia que estuda as leis da realidade e que dificilmente se contrasta empiricamente. A metafísica teve sua origem nas reflexões filosóficas mais antigas, mais precisamente na Grécia Antiga. Ela também trata de estudar o fim do mundo; neste sentido, não é de estranhar sua relação com a religião em certas ocasiões. Durante muito tempo, foi uma disciplina de grande importância, mas com o surgimento de novas ciências e o desenvolvimento do método científico foi ficando para trás. No entanto, durante o século XX, grandes filósofos a impulsionaram novamente.

Pode-se dizer que durante a Grécia Antiga, a metafísica era uma tendência comum nas posturas filosóficas existentes. Isto significa que a preocupação em relação à realidade era uma constante em qualquer tipo de questionamento. Assim, a apresentação filosófica socrática de Platão revela que a realidade existente é apenas a expressão de um mundo de ideias além dos sentidos. No entanto, Aristóteles foi o filósofo cuja metafísica transcendeu até a atualidade. Ele fez uma clara distinção entre essência, sustância e acidente para explicar a pluralidade da visível realidade. Também estabeleceu que a realidade está além da física.

Vale destacar que as abordagens de Aristóteles serão determinantes no futuro da metafísica; termo que se refere ao além do natural. Neste sentido, sua influência foi notável na filosofia e na teologia medieval. Na verdade, foi São Tomás que conseguiu dar uma síntese entre suas ideias e a fé católica, atingindo um sistema de pensamento que ainda perdura.

Outro filósofo de destaque no campo da metafísica foi sem dúvida Immanuel Kant. Neste sentido, sua filosofia pode ser reconhecida por contribuir com outras considerações científicas. Sua preocupação não era apenas compreender uma estrutura da realidade, mas também entender as possibilidades e limitações da capacidade cognitiva do homem a esse respeito.

Como foi abordado, atualmente o interesse pela metafísica está ofuscado em boa parte. Talvez uma das últimas contribuições de destaque, pode ser encontrada em Martin Heidegger, que fez perguntas sobre o “ser” como eixo central de sua filosofia.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: