Parâmetro - Conceito, o que é, Significado

Como parâmetros podem ser definidos as variáveis e constâncias que aparecem em uma expressão matemática, sendo que sua variação possibilita a solução de problemas. Desta forma, um parâmetro estabelece a representação numérica de uma grande quantidade de informação que deriva do estudo de uma variável. Seu cálculo costuma ser realizado através de uma fórmula aritmética elaborada previamente a partir dos dados obtidos de uma população.

No campo da programação informática o uso do termo parâmetro se encontra extremamente utilizado e se refere a uma propriedade intrínseca de um procedimento.

Por que são importantes os parâmetros?

Quando um matemático aborda o estudo de uma variável se depara com uma infinidade de números que se apresentam de forma desordenada. Por isso é necessário um trabalho prévio dessa informação para reduzi-la e organizá-la e assim poder trabalhar de maneira mais simples e eficaz.

Embora a concentração dos dados iniciais em um parâmetro implica na perda de parte da informação, isso se compensa ao poder realizar comparações entre as amostras ou permitir uma caracterização dos dados.

Principais parâmetros estatísticos

Dentro da estatística, podemos diferenciar três grandes grupos de parâmetros: de posição, dispersão ou forma.

As medidas de posição possibilitam a identificação de um valor aproximado que agrupa a maioria dos dados. Existem dois tipos de parâmetros de dispersão: os de tendência central (média, moda e mediana) e os de posição não central (percentis, decis e quartis).

Por sua vez, as medidas de dispersão sevem para resumir a distribuição de dados. O problema destes parâmetros é insuficiente ao simplificar em excesso a informação, sendo necessário acompanhar outros parâmetros acessórios que dão informação sobre a heterogeneidade dos dados.

Entre os parâmetros de dispersão mais destacados estão: a variância, o desvio típico, os coeficientes de variação e o intervalo

Por último, os parâmetros de forma indicam a forma que apresenta o histograma dos dados, sendo a representação mais habitual: a curva de Gauss. Vale destacar também os coeficientes de assimetria e curtose.

Por outro lado, existem os parâmetros estatísticos utilizados para um fim específico, como o índice de Gini que serve medir a desigualdade.

Imagem: Fotolia - Minerva Studio

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: