Conceito » Política » País Megadiverso

País Megadiverso - Conceito, o que é, Significado

Os países que formam o planeta podem ser classificados de várias maneiras. De acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano ou IDH são divididos em: países desenvolvidos, subdesenvolvidos e em desenvolvimento. Também é possível diferenciar as nações de acordo com outros critérios, como a área geográfica ou sua população.

Nos últimos anos foi introduzido um novo conceito relacionado à grande diversidade de espécies de animais e plantas, assim como a diversidade cultural e étnica em um território.

Para referir a esta ideia, utiliza-se o termo megadiversidade, um conceito cunhado pela Conservation International, uma organização dedicada à preservação do meio ambiente. Países como Madagascar, África do Sul, Peru, Papua Nova Guiné, México e Estados Unidos são exemplos significativos de países megadiversos.

O caso do México

O número de espécies vegetais e animais é muito chamativo, pois estima-se que existam mais de 200 mil espécies diferentes. Assim mesmo, os ecossistemas aquáticos são também bem diferenciados, uma vez que há corais de águas profundas, pastagens marinhas, arrecifes, estuários e águas salgadas. Do ponto de vista paisagístico a diversidade é também notória, uma vez que existem florestas, matas, cânions e áreas desérticas.

Os grupos étnicos que integram o México incluem os nahuas, os yaquis, os mazatecos, os tzeltales e os purépechas, entre outros. Do ponto de vista linguístico, o espanhol é a língua majoritária, mas também existem mais de 60 línguas indígenas faladas, como o náhualt, o totonaco, o chol, o zapoteco e o mixteco.

Dados sobre a megadiversidade nos Estados Unidos

Os Estados Unidos são o quarto país mais extenso do mundo. Em seus vastos territórios a megadiversidade fica muito notória. Em termos de paisagem abundam as florestas, os desertos e as geleiras. O país conta com uma diversidade climática que inclui o clima continental, o tropical, o árido e o polar. É um dos países com mais espécies de mamíferos e com maior variedade de insetos e répteis.

Do ponto de vista étnico a população norte-americana é especialmente diversificada

Na verdade, existem cinco categorias raciais: brancos, negros, ameríndios, asiáticos e os havaianos nativos. Se tomarmos como referência a população branca, a procedência geográfica deste grupo provém de países como Itália, Irlanda, Polônia, Grécia e Alemanha.

Embora o inglês seja a língua oficial em todo o território e o espanhol uma língua com mais de 40 milhões de falantes, existem muitas línguas minoritárias como consequência das ondas migratórias, como o vietnamita, o coreano, o cantonês, o grego e o armênio.

Somente na cidade de Nova York, calcula-se que há mais de 700 línguas faladas.

Imagem: Fotolia. Curioso

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: