Conceito » Economia » País Desenvolvido e Subdesenvolvido

País Desenvolvido e Subdesenvolvido - Conceito, o que é, Significado

Existem quase 200 países soberanos no mundo. Todos podem ser agrupados segundo os critérios do desenvolvimento humano relacionados à saúde, educação e padrão de vida. Estes critérios gerais estão especificados em certos parâmetros e seu cálculo final compreende o Índice de Desenvolvimento Humano ou IDH.

Existe um ranking de nações segundo o IDH. Aqueles que contam com um alto índice de desenvolvimento humano são considerados países desenvolvidos, já aqueles com um baixo IDH são os países subdesenvolvidos. Entre os dois grupos estão os países em desenvolvimento.

Países desenvolvidos

Os países com uma expectativa de vida superior a 80 anos, com baixa mortalidade infantil, com baixa taxa de analfabetismo, alto poder aquisitivo, criminalidade quase zero e índice reduzido de desemprego são considerados países desenvolvidos. Esta consideração tem uma explicação simples, uma vez que os diferentes parâmetros se traduzem em uma boa qualidade de vida entre seus habitantes.

Alguns países que tradicionalmente se agrupam dentro desta categoria são os seguintes: Alemanha, Suíça, Noruega, Austrália, Dinamarca, Singapura, Holanda e Canadá. Apesar do IDH dessas nações ser elevado, especialmente os dados sobre a renda per capita, deve-se destacar que a ideia de qualidade de vida tem um componente subjetivo.

Em outras palavras, os habitantes de um país podem ser ricos e com todo tipo de recursos materiais e, ao mesmo tempo, sentirem-se insatisfeitos com suas vidas.

Países subdesenvolvidos

Certos parâmetros são incompatíveis com a ideia geral de qualidade de vida. Neste sentido, uma renda per capita inferior a 5000 dólares anuais, um número reduzido de médicos por habitante e um baixo nível de escolaridade são indicadores claramente negativos.

Sua dimensão negativa não é simplesmente uma questão de números, já que normalmente estes indicadores são acompanhados de poucos recursos materiais, conflitos sociais e problemas relacionados à saúde. Por outro lado, a questão do subdesenvolvimento está diretamente relacionada a outros três fatores: a falta de democracia, o desemprego e o limitado acesso à água potável.

De acordo com dados oficiais da ONU, alguns dos países mais subdesenvolvidos do mundo são os seguintes: Somália, Etiópia, Chade e Libéria no continente africano; Iêmen, Afeganistão e Paquistão na Ásia; Haiti, Honduras e Guatemala na América e Albânia, Bósnia e Moldávia na Europa.

Para alguns analistas o IDH deveria ser mais do que dados e números

Embora o conceito IDH seja útil para conhecer a realidade global de um país e sua evolução ao longo do tempo, alguns analistas consideram que se trata de uma informação que deve ser complementada com outros critérios relacionados à liberdade de expressão, justiça ou solidariedade.

Imagem: Fotolia. filipefrazao

Relacionados:

  1. País em Desenvolvimento
  2. Desenvolvimento Humano
  3. Taxa de Natalidade e Mortalidade
  4. Primeiro Mundo
  5. Esperança de Vida
  6. Trabalho Infantil
  7. País Megadiverso
  8. Subdesenvolvimento
  9. Balança Comercial
  10. Alfabetização