Conceito » Política » Organização Social

Organização Social - Conceito, o que é, Significado

O termo organização social é usado para fazer referência a um grupo de pessoas com interesses compartilhados que decidem associar-se a uma entidade. Por outro lado, esta denominação é utilizada em alusão aos mais variados modelos da sociedade humana.

Diferença entre movimento social, organização social e sociedade civil

Esses três termos apresentam semelhanças e diferenças e, neste sentido, podem criar certa confusão. Um movimento social é um grupo normalmente amplo de indivíduos que compartilham certos ideais e que tentam transformar algum aspecto da realidade. Geralmente estes movimentos são bem heterogêneos e se caracterizam por sua oposição ao poder estabelecido, especialmente ao governo de uma nação.

Uma organização social apresenta uma série de elementos:

1) os indivíduos que a formam criam uma entidade com um objetivo e interesses compartilhados (por exemplo, uma associação cultural ou uma fundação sem fins lucrativos);

2) a entidade adquire uma forma jurídica específica (por exemplo, uma sociedade cooperativa, parceria coletiva, entre outras);

3) as pessoas que formam a entidade são regidas por algum tipo de norma (por exemplo, os estatutos).

Por outro lado, a ideia de sociedade civil apresenta dois significados: sendo uma modalidade de empresa e como termo para referir-se ao conjunto de organizações e movimentos sociais.

Um leque de organizações sociais é um reflexo da comunidade

Uma sociedade é um grupo humano heterogêneo e plural. O mesmo acontece com as organizações sociais que a integram. Algumas têm um propósito simplesmente lúdico, como as culturais e as esportivas. Outras contam com um forte componente solidário, como as ONGs. E ainda há aquelas que possuem um objetivo econômico (por exemplo, as associações empresariais).

Em muitos casos, as organizações sociais estão focadas na defesa de um coletivo (por exemplo, os sindicatos de trabalhadores e as associações de consumidores).

Entendido como modelo de sociedade

Desde a pré-história os humanos já se relacionavam a partir de interesses e laços em comum. Neste sentido, criavam uma estrutura geral ou um tipo de organização social, como as tribos, os clãs e as hordas. Com o passar do tempo, um novo modelo organizacional surgiu com base no trabalho de uns (os escravos) e domínio de outros. Este sistema é conhecido como escravidão.

Na Idade Média, a ordem feudal foi estabelecida com base na divisão social por estamentos ou classes. Desde a Era moderna até o presente, existem várias formas de organização social: o colonialismo, o comunismo e o capitalismo.

Imagem: Fotolia. zinkevych

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: