Conceito » Direito » Crime Organizado

Crime Organizado - Conceito, o que é, Significado

Criminalizar é ação pela qual se comete um crime, ou seja, algo contrário à lei. A criminalidade apresenta inúmeras caras e pode ser entendida como um acontecimento isolado e protagonizado por um indivíduo, como um fenômeno social que faz parte da vida cotidiana em maior ou menor medida ou como uma trama organizada por um grupo. Neste último caso se fala do crime organizado.

As várias maneiras de entender o crime organizado

Embora todos os grupos que se dedicam ao crime organizado tenham algo em comum (obter benefício econômico por meios ilícitos) cada organização criminal é diferente da outra e conta com suas próprias fontes de financiamento: a droga, o contrabando, o tráfico de armas, a extorsão, o sequestro, o roubo de joias, as oficinas clandestinas, a falsificação de obras de arte, a prostituição, etc. As atividades que proporcionam mais benefícios econômicos são o narcotráfico, a falsificação e o tráfico de pessoas.

Pode ser entendido em termos geográficos e culturais

Na Itália há várias organizações mafiosas como Cosa Nostra, Camorra e 'Ndrangheta. No México se fala da “La Eme” ou “MM”, ou seja, a máfia mexicana. No Japão existe a Yakuza. Na China as organizações criminosas são chamadas de Tríades. Nos últimos anos, a máfia russa também aderiu ao crime organizado.

Do ponto de vista da segurança, a polícia combate o crime organizado em várias frentes: com medidas de prevenção à criminalidade, seguindo o rastro da lavagem de dinheiro, com brigadas especializadas, através de acordos com colaboração supranacional e, finalmente, com qualquer tipo de estratégia que dificulte a atividade de grupos mafiosos.

Em relação ao comércio internacional, os produtos que fazem parte do crime organizado atingem 5% de todo o comércio global.

As consequências do crime organizado são inúmeras e afetam a economia, a política e a sociedade em seu conjunto.

O crime organizado no cinema

As diversas máfias tiveram e têm o seu protagonismo nas grandes telas. O caso mais conhecido é a saga do “Poderoso Chefão”, mas não podemos esquecer filmes como "Os Bons Companheiros", "Os Intocáveis" e "A Honra do Poderoso Prizzi".

O fenômeno do narcotráfico mexicano tem sido abordado em "Sicario: Terra de Ninguém". A yakuza japonesa, a máfia russa, assim como a irlandesa também têm seus próprios filmes.

Imagem: Fotolia. liusa

Relacionados:

  1. Associação Ilícita
  2. Extorsão
  3. Crime do Colarinho Branco
  4. Tráfico de Influências
  5. Cartel do Narcotráfico
  6. Proxenetismo
  7. Segurança Pública
  8. Delatar
  9. Furto
  10. Tríplice Fronteira