Saber o que fazer e quando pode ajudar a evitar certos acontecimentos catastróficos, inclusive salvar uma vida. Isso é o que acontece com a manobra de Heimlich, um ato que pode ajudar uma pessoa a não morrer de asfixia.
Consiste em ficar atrás da pessoa que está se asfixiando, colocar os braços da mesma ao redor da parte superior de seu abdômen e fazer pressão firme e rápida para dentro e para cima com o punho da mão contra o estômago.
Esta ação aumenta bruscamente a pressão intra-abdominal elevando o diafragma, fazendo desprender um volume de ar dos pulmões, expulsando por sua vez qualquer objeto que se encontre na via aérea.
É possível que a manobra deva ser realizada várias vezes antes de conseguir a expulsão do objeto.
Esta manobra deve ser aplicada no caso de uma pessoa sufocar-se com algum objeto em sua via aérea, o mais comum é que se trate de um pedaço de alimento.
A forma de reconhecer uma pessoa que precisa de ajuda é que quando alguém está se afogando, instintivamente, leva as duas mãos à garganta e expressa um sinal de alarme em seu rosto.
Ao identificar estes sinais, a manobra deve ser aplicada o mais rápido possível.
Se a pessoa é capaz de tossir ou falar, este procedimento não deve ser realizado. Nestes casos a tosse forte pode ser suficiente, nem mesmo deve ser realizado em pessoas que estão inconscientes.
Pode ser aplicado tanto em adultos como em crianças. Nestes últimos, a força a ser aplicada deve ser moderada e a pessoa que vem ao resgate precisa inclinar ou ajoelhar-se para ficar numa altura adequada.
No caso de crianças lactantes (menores de 2 anos), a manobra pode causar lesões mais sérias. Por esta razão, os especialistas costumam recomendar que o ideal é colocar a criança sobre as pernas, deitada sobre seu abdômen, com a cabeça mais baixa que as pernas e aplicar palmadas suaves sobre suas costas.
Uma pessoa que conhece esta técnica pode aplicá-la a si mesma, caso necessário. Para isso deve pressionar as mãos sobre seu abdômen e acima do umbigo; outra maneira de fazer isso é efetuar a compressão sobre a borda de uma cadeira ou até mesmo de uma mesa.
Imagens Fotolia: Pixelaway
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (dez., 2018). Conceito de Manobra de Heimlich. Em https://conceitos.com/manobra-heimlich/. São Paulo, Brasil.