Lugar - Conceito, o que é, Significado

De acordo com o contexto utilizado, o conceito lugar apresenta diferentes referências, considerando em especial o espaço que se desenvolve um acontecimento, por outro lado, as circunstâncias de determinado contexto na qual uma pessoa se encontra a partir de suas possibilidades.

Espaço que ocupa um corpo ou que acontecem os fatos

Em algumas circunstâncias, quando se fala de lugar, será referindo-se ao espaço ocupado por um corpo. Todos os objetos, de forma absoluta, ocupam um lugar no espaço, assim como os fatos que ocorrem precisam de um lugar para acontecer, aliás, um lugar é um espaço ocupado.

Território que faz parte da geografia do mundo

Por outro lado, falando em Geografia, um lugar se refere a uma aglomeração secundária de determinado município e regularmente constitui uma aldeia, ou seja, quando a população não se encontra estabelecida em uma cidade ou vila, costuma-se dizer que é popularmente um lugar.

Em consideração aos espaços que formam nosso planeta, a geografia é a disciplina que trata dos diversos lugares existentes no mundo.

Trata especialmente de sua delimitação em matéria política, natural, em relação ao tipo de atividade econômica desenvolvida e inclusive a cultura.

Além disso, a Geografia, como disciplina que estuda a classificação dos diversos espaços geográficos segundo suas características físicas, de relevo, econômicas, entre outras, são responsáveis pela determinação dos diferentes lugares do mundo, como os lugares urbanos, rurais, aqueles que são apropriados para a vida e também os que não são e as características socioambientais e culturais que apresentam. Por exemplo, quando se refere a um lugar desabitado, costuma-se aludir ao ambiente dos mares e dos oceanos, que só podem ser localizados através de coordenadas geográficas.

O desenvolvimento da tecnologia e do transporte permitiu uma grande diminuição das distâncias entre lugares distantes

À medida que o tempo foi passando e com ele avançou substancialmente o desenvolvimento das novas tecnologias, por exemplo, aplicadas à informática e ao transporte, hoje em dia, é absolutamente possível as pessoas viajarem, locomoverem-se ou até mesmo que comunicar-se com lugares do mundo bem distantes da qual se encontram, de modo simples, rápido e relativamente econômico, se compararmos anos atrás.

Felizmente o desenvolvimento massivo da tecnologia permitiu que as distâncias entre os lugares diminuíssem cada vez mais, mesmo estando distantes em matéria de quilômetros, por exemplo, de modo virtual, as pessoas pode comunicar-se com um parente que está em outro continente através das redes sociais, de uma mensagem instantânea, de uma chamada virtual, entre outras opções que a tecnologia fornece nos dias de hoje.

Assim mesmo a possibilidade de ir de um lugar para o outro é mais fácil por causa do desenvolvimento dos meios de transporte (que também já mencionamos).

Claro que em nenhuma das duas áreas, tecnologia e transporte, chegou-se ainda a um trecho absolutamente possível e que pode melhorar e evoluir neste sentido.

Não podemos ignorar o que uma atividade como o turismo fez a favor da possibilidade de podermos ir de um lugar ao outro de modo simples e efetivo.

O turismo é uma das atividades econômicas mais importantes em todo mundo, cuja principal missão e fundamento é planejar e concretizar a viagem que uma pessoa queira fazer a um lugar diferente de sua residência. O turismo trata de negociar a hospedagem, o seguro, as passagens áreas, entre outras, de forma que os clientes não precisem se preocupar com nada, apenas fazer as malas e esperar o dia de partir.

Cargo de trabalho

O termo lugar se refere ao posto ou emprego que ocupa uma pessoa dentro de uma empresa ou organização, ou melhor, em uma hierarquia. “Laura ocupa o lugar de secretaria da presidência desde que entrou na companhia”. “João ficou em quarto lugar na competição de domingo”.

Expressões associadas ao termo

Por outro lado, existem várias expressões associadas ao termo como: dar lugar a (produzir, provocar), no lugar de (em vez de), não há lugar (especialmente no campo jurídico quando indica o não acesso ao que se pede), ter lugar (acontecer, ocorrer), fora de lugar (inoportuno, inadequado, contrário a uma situação), lugar comum (expressão trivial), lugar histórico (espaço onde ocorreu um evento transcendente à humanidade).

Imagem: Fotolia. petervw

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: