Lugar - Conceito, o que é, Significado

Há um aspecto fundamental em nossas vidas: a localização, ou seja, o poder da localização. Em nossas vidas, podemos identificar lugares que têm um significado valioso em relação à nossa felicidade, uma vez que os cenários estão vinculados com as emoções e as lembranças.

Um dos lugares mais importantes na vida é o lar, ou seja, a própria casa. Este pequeno refúgio é como um paraíso que lhe desconecta do entorno e lhe faz desfrutar.

Localização no mapa

Outro espaço muito importante que faz parte do nosso cotidiano e de nossa história é a escola, por ser um lugar de descobrimento pessoal na qual aprendemos novos conceitos, a relacionar-se com outras pessoas e fazer novos amigos.

Cada lugar tem um endereço físico no mapa. Por esta razão, quando uma pessoa envia uma carta por correio postal a um amigo anota os dados do remetente e do destinatário.

Ou seja, os lugares são organizados no mapa através dos endereços das ruas ou avenidas em uma cidade. Da mesma forma, ao fazer uma viagem de carro pela rodovia, também é uma prática comum utilizar o GPS para traçar a rota e percorrer a distância entre os dois pontos.

A vida é feita de momentos, mas também de cenários, que em muitos casos têm uma função específica. Por exemplo, a biblioteca é um lugar recomendado para estudar. O ginásio é um lugar ideal para praticar esportes. O hospital é destinado à saúde. E um centro religioso é aquele que permite um culto espiritual.

Lugares de autoestima

Existem lugares que desenvolvem um sentimento de posse, que fazem parte do vínculo emocional e de como a pessoa se sente. Por exemplo, o lugar de nascimento é especialmente significativo para muitas pessoas, como símbolo de raiz. Na verdade, a desconexão com este lugar pode produzir desarraigamento.

Há lugares concretos e específicos, por exemplo, uma universidade e outros mais gerais como a natureza. Este espaço de bem-estar e desenvolvimento pessoal, de felicidade para a alma humana.

Do ponto de vista da saúde mental é positivo viajar e conhecer novos territórios, ampliar a zona de conforto graças à experiência agradável de conhecer novos destinos.

Imagem: Fotolia. petervw

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: