Sismo - Conceito, o que é, Significado

Um sismo ou abalo sísmico é a movimentação das placas tectônicas que manifestam-se na superficie da Terra através de tremores ou deslocamentos do solo conhecidos popularmente por terremotos. O Sismo produz um movimento brusco que pode ter diferentes níveis de intensidade e duração e suas consequências podem tanto afetar gravemente uma área como passar despercebidos pela população.

Os geólogos analisam o hipocentro de um sismo, ou seja, o local onde se iniciou as ondas sísmica localizado na crosta terrestre e seu epicentro, que é o ponto na superficie bem acima do local onde se iniciou o terremoto e que sera afetado pelo mesmo. Essas análises são possiveis através das informações obtidas por aparelhos chamado Sismógrafo que ficam espalhados pela superficie terrestre e são capazes de detectar os movimentos do solo.

Para avaliar a intensidade de um terremoto geralmente se utiliza a escala Richter, um sistema logarítmico de base 10, ou seja, onde cada valor atribuido ao sismo é multiplicado 10 vezes. Por isso, terremotos de intensidade 3 nem são notados na maioria das vezes enquanto que os de intensidade 5 são capazes de deslocar móveis e quebrar vidros uma vez que são 100 vezes mais forte.

Depois do terremoto principal podem ocorrer réplicas de menor intensidade durante as próximas horas e dias.

Como agir durante um terremoto?

Geralmente, um terremoto produz um alarme emocional por tratar-se de um fato que transcende a vontade pessoal. No entanto, na medida do possível, é recomendável procurar respirar profundamente e manter a tranquilidade. Se estiver no interior da casa ou de um edifício é importante permanecer no lugar onde está, pois muitos dos possíveis acidentes ocorrem no processo de querer sair do ambiente. Também é importante evitar o uso do elevador.

Procure um lugar seguro no edifício. Por exemplo, você pode colocar-se abaixo de uma mesa firme e resistente. Pelo contrário, é muito importante evitar a área das janelas.

Se durante um terremoto estiver dirigindo um carro é recomendável diminuir a velocidade para visualizar um lugar seguro e poder estacionar, assim como permanecer no interior do veículo até que tudo passe. Por outro lado, se estiver andando na rua, é aconselhável escolher um lugar aberto para ficar, um lugar livre de árvores ou postes de iluminação que podem cair.

O que fazer após o terremoto?

Verifique o estado de sua casa, pois pode ter ocorrido algum tipo de rachadura nas paredes. Embora aparentemente esteja tudo em perfeita ordem é possível que o interior dos armários fique desorganizado como consequência do movimento.

É muito importante fechar as torneiras de gás da casa para evitar possíveis vazamentos. Se puder evitar não use o telefone, pois é bem provável que as linhas estejam congestionadas. Uma maneira de informar-se é através do rádio.

Imagem: Fotolia. koti

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: