Hidrostática - Conceito, o que é, Significado

Na natureza, a matéria pode ser apresentada de três formas diferenciadas, uma vez que algo pode ser sólido, líquido ou gasoso. Cada um desses estados é estudado a partir de uma perspectiva. O ramo da física que estuda os estados líquidos ou gasosos é chamado de hidromecânica.

Por sua vez, esta disciplina conta com três ramos: a hidrostática, a hidrodinâmica e a pneumática. A primeira estuda os líquidos ou fluidos em situação de equilíbrio ou repouso (este ramo da física está integrado a uma área mais geral, a estática de fluidos). A hidrodinâmica estuda os líquidos em movimento e a pneumática está focada no estudo dos gases.

Principais regras da hidrostática

A pressão hidrostática é a força exercida por um líquido em situação de repouso e com determinada profundidade. Qualquer fluido que se encontre em um recipiente exerce determinada pressão em todas as direções.

Quanto ao conceito densidade, refere-se à quantidade de massa que se encontra em determinado volume. Por outro lado, o peso específico mede o peso que cada unidade de volume. Assim, enquanto a densidade relaciona a massa e o volume, o peso específico relaciona a densidade e a gravidade.

A medição do peso de um fluido em repouso é a pressão hidrostática. Matematicamente, esta pressão é o resultado da multiplicação das seguintes variáveis: densidade, gravidade, líquido e profundidade. A unidade de pressão hidrostática é o pascal.

Há dois princípios fundamentais: o Pascal e o Arquimedes

O princípio de Pascal afirma que a pressão que ocorre em qualquer ponto da massa de um fluido se expande da mesma maneira em todas as direções. Da mesma forma, Pascal demonstrou que a pressão dentro de um recipiente não está relacionada à quantidade de líquido, mas à altura do mesmo.

Arquimedes foi um cientista e engenheiro grego que viveu no século III a. C. É ilustre, entre outros motivos, pelo princípio que leva seu nome. Seu princípio é universalmente conhecido: todo corpo submerso de maneira parcial ou total em um líquido apresenta uma força de empuxo ascendente que equivale ao peso do líquido em movimento.

Aplicações da hidrostática

Este ramo da física apresenta uma ampla gama de aplicações específicas. Podemos destacar algumas: qualquer circunstância relacionada ao mundo subaquático, o projeto de barragens e pântanos, a extração de água em poços subterrâneos e as medições de líquidos em depósitos.

Se tomarmos o princípio de Pascal como referência, a prensa hidráulica é a tecnologia que melhor expressa sua aplicação específica.

Imagens Fotolia. Kateryna_Kon, Audrius Merfeldas

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: