Conceito » Sociedade » Whisky

Whisky - Conceito, o que é, Significado

Em espanhol existem duas grafias que correspondem a esta bebida alcoólica, já que a RAE aceita tanto whisky como guisqui de maneira indistinta. Apesar disso, a espanholização do termo é pouco frequente na linguagem escrita. Na língua portuguesa é escrita como uísque. Por outro lado, esta palavra inglesa apresenta duas grafias, uma vez que os americanos e irlandeses utilizam a denominação whiskey e as demais nações que falam inglês empregam a palavra whisky.

No que diz respeito à sua origem etimológica, provém do vocábulo gaélico "uisgebeatha", que significa literalmente "água da vida". Neste sentido, é bem provável que o termo uisgebeatha seja uma adaptação ao gaélico da palavra latina aquavitae.

A versão escocesa é a que tem maior prestígio internacional

Anteriormente, os escoceses se referiam a esta bebida como "a água da vida" e na atualidade é conhecida como whisky. Em relação a seus principais ingredientes, podemos destacar dois: a água e a cevada. No entanto, para conseguir seu sabor característico é necessário seguir um processo de elaboração lento e complexo.

Nas destilarias centenárias da Escócia o whisky é elaborado de maneira artesanal

O primeiro passo consiste colocar de molho a cevada e espalhá-la pelo chão do celeiro. Em seguida, os grãos de cevada germinam e posteriormente brotam, assim, os grãos liberam uma enzima que transforma o amido em açúcar.

Para evitar que a semente brote em excesso é recomendável utilizar um forno a carvão abaixo do solo onde se encontra a cevada, sendo aquecida a 55 graus durante doze horas. Após este processo as sementes estão mortas e são esmagadas, transformando-se em farinha de moer.

No seguinte passo, a farinha é introduzida em grandes trituradores e se adiciona água fervente. Nesta etapa, as enzimas produzidas na germinação transformam o amido da cevada em açúcar. Depois de seis horas, o líquido maltês açucarado é adicionado e depositado em grandes tanques. Posteriormente, o líquido açucarado se torna um líquido espumoso e é transportado para os recipientes de cobre das destilarias.

Seu calor produzido ferve o líquido até conseguir a melhor porcentagem de álcool. Quando o whisky resultante tem um aroma apropriado, é introduzido em barris durante anos até o momento final de seu engarrafamento.

Curiosidades sobre o whisky escocês

- O processo de maturação em barris deve durar no mínimo 3 anos para obter sua característica cor dourada.

- Depois de beber um gole em um copo transparente, observa-se que o licor permanece grudado no vidro e estas marcas são conhecidas como "as pernas do whisky".

- Os barris são feitos de madeira de carvalho, pois de outra forma o sabor do whisky seria diferente.

- Os especialistas acreditam que o clima e a água da Escócia são as chaves para o sucesso desta bebida alcoólica.

Imagem Fotolia: Pro

Relacionados:

  1. Gringo
  2. Bebidas Espirituosas
  3. Gilipollas (Idiota)
  4. Homônimo
  5. Letrado
  6. Tequila
  7. Champanhe (Champagne)
  8. Língua Guarani
  9. Repescagem
  10. Vocábulo