Lucro - Conceito, o que é, Significado

LucroO termo lucro se refere à rentabilidade que possui uma empresa após o cumprimento de seu processo de adicionar valor. Com a tentativa de conseguir beneficio ou lucro, as empresas oferecem bens e serviços ao mercado regulados pela oferta e demanda. Para isso é necessário que utilizem recursos naturais, capital, insumos, mão de obra, etc. O resultado final deve ter um valor economicamente superior ao conjunto de valores dos recursos utilizados, sendo a diferença obtida chamada de lucro.

Assim, podemos deduzir uma série de questões para poder explicitar melhor. A empresa obtém lucro a partir do momento que possui um preço viável para enfrentar o mercado. Em outras palavras, são os preços que determinam os custos, uma vez que apenas através deles se pode calcular se vale a pena ou não usar determinados recursos econômicos para obter lucro. É, portanto, uma necessidade inevitável explicar a relação entre a oferta e a demanda para conseguir um planejamento sobre o lucro que pode ser obtido.

Uma vez estabelecida sua orientação de negócio, uma empresa pode ver o preço de seus bens e serviços flutuarem no mercado. É por isso que deve continuamente reorganizar o modo de produção a fim de reduzir de forma permanente os custos. Este processo envolve constante incorporação de bens de capital que diminuam os custos fixos. Como consequência, se utiliza cada vez menos mão de obra e esta redução causa impacto na baixa de preços de bens e serviços oferecidos pelas empresas por haver menos consumo, reduzindo a taxa de lucro e incentivando a tentativa de reduzir os custos novamente.

Atualmente a taxa de lucro é a variável que impulsiona continuamente o sistema a oferecer mais e melhores serviços e a reduzir os custos da produção. Isto acarreta alguns problemas, como os citados anteriormente que se referem à substituição da mão de obra por bens de capital. Portanto, a ciência econômica deve continuar com seus avanços a fim de dar luz a problemas que poderiam paralisar a economia. Neste sentido, há alguns economistas que enfatizam o papel do Estado para a redistribuição de recursos, proposta que pode ser considerada polêmica.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: