Conceito » Ciência » Higrômetro

Higrômetro - Conceito, o que é, Significado

Necessitamos medir de maneira correta todos os tipos de variáveis, como temperatura, peso, distância, pressão e umidade. Para cada uma delas existe um aparelho que estabelece os parâmetros concretos. No caso da umidade, o instrumento utilizado é o higrômetro. Esta palavra vem do grego e literalmente quer dizer "medição da umidade".

A umidade é a quantidade de vapor de água que se encontra no ar

Quando um líquido passa para o estado gasoso, este processo é conhecido como evaporação. Isto acontece a qualquer temperatura desde que haja um espaço livre acima de um líquido.

A quantidade de evaporação aumenta quanto maior a temperatura do líquido. No entanto, quando um líquido ferve, as borbulhas que sobem se transformam em vapor de água (neste caso, ocorre a evaporação por ebulição).

O vapor de água que excede ao estado líquido é misturado com o ar na atmosfera e assim ocorre a umidade.

A quantidade de umidade é variável e os fatores que intervêm são diversos: a frequência da chuva, a vegetação da área, a velocidade do vento e a proximidade da água. A medição mais utilizada é a umidade relativa.

O cálculo dos níveis de umidade no ar

Os dados sobre a umidade aparecem em forma de porcentagem. Normalmente, estes aparelhos são digitais, medem a temperatura ambiente e indicam a hora e o dia exato da medição. Como regra geral, apresenta uma faixa de umidade que oscila entre 20 e 99%. Devido ao desajuste destes utensílios com relativa facilidade é necessário que sejam calibradas periodicamente, pois do contrário a leitura estaria errada. Estes dispositivos incorporam um sensor que permite capturar a umidade existente em um espaço.

A importância dos níveis de umidade no lar

A porcentagem de umidade num lar deve estar entre 40 e 60%, uma vez que valores inferiores ou superiores não são agradáveis nem saudáveis. Assim, abaixo deste indicador há um aumento da eletricidade estática e um acréscimo na quantidade de poeira no ar, causando irritação e desconforto.

Acima de 60% há um aumento de micróbios e aparece o mofo, por outro lado, provoca uma maior sensação de frio.

Para desumidificar o ar e aumentar o calor da casa, recomenda-se abrir as janelas diariamente durante 10 minutos.

Outra alternativa consiste em usar um aparelho de ventilação.

De qualquer forma, o uso de um higrômetro no lar é útil, pois com este simples aparelho é possível ter informações precisas sobre o nível de umidade.

Imagem Fotolia: Aquariusboy

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: