Conceito » Educação » Licenciatura

Licenciatura - Conceito, o que é, Significado

O termo licenciatura apresenta dois sentidos. Por um lado, refere-se a uma titulação universitária, por outro lado, ao conjunto de disciplinas estudas para obter certa titulação.

Titulação

Quando um estudante supera um período de formação universitária de maneira satisfatória, ele obtém uma distinção acadêmica, ou seja, um título

Este reconhecimento tem um caráter oficial, onde é possível demonstrar certo conhecimento e habilidades para facilitar o acesso a determinadas atividades profissionais. Assim, a licenciatura em medicina ou em engenharia permite o exercício profissional destas disciplinas. Portanto, a licenciatura é um requisito obrigatório para determinadas atividades profissionais poderem desenvolver-se de forma legal.

Na maioria dos países existem os denominados colégios de licenciados, um tipo de instituição que regula a prática profissional dos diplomados em cada área.

Na América Latina, as pessoas que têm uma licenciatura são conhecidas como graduadas, enquanto que na Espanha são chamadas de licenciadas.

Estudos universitários

A fase universitária faz parte da educação não obrigatória. Como critério geral, na maioria dos países, a licenciatura é possível com um mínimo de três anos de formação (licenciatura de grau médio) ou então de quatro ou cinco anos (as de grau superior).

Os planos de estudo de uma licenciatura se desenvolvem através de dois critérios:

1) uma lei nacional que estabelece uma série de orientações gerais, como calendário do curso acadêmico, requisitos de acesso à universidade, aprovação do diploma, etc.;

2) regras estabelecidas por cada universidade e seus demais departamentos (disciplinas a serem estudadas e programa acadêmico correspondente).

A formação universitária não finaliza com a licenciatura

Quando o estudante universitário termina seus estudos obtém o titulo de licenciado, mas se quer alcançar a categoria de doutor é necessário realizar primeiro um mestrado. Este tipo de estudo possui várias características:

1) estabelece uma especialização avançada em determinada área;

2) está destinada a uma qualificação profissional superior a uma simples licenciatura;

3) a obtenção de um mestrado está associada a uma tese doutoral, ou seja, um trabalho de pesquisa de caráter original através do qual o estudante credita conhecimentos específicos e especializados.

Imagem: Fotolia. alluranet

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: