Conceito » Educação » Inteligência Naturalista

Conceito de Inteligência Naturalista

Existem oito tipos de inteligências dentro do modelo da Teoria das Múltiplas Inteligências, de Howard Gardner. A inteligência naturalista é a oitava desta teoria. Alguns profissionais se destacam de modo evidente por sua inteligência naturalista ao observar os aspectos da flora, da fauna e do entorno natural como uma riqueza para a existência. Os biólogos, botânicos e veterinários são um exemplo disso.

Os profissionais não têm apenas conhecimento, mas também a sensibilidade para entender as leis do mundo natural, inclusive, para compreender a integração e harmonia do próprio ser humano neste ecossistema natural.

Como desenvolver a inteligência naturalista

Esta inteligência pode ser mais desenvolvida em algumas pessoas do que em outras que se relaciona com a importância da consciência ambiental e mostra a luta pela ecologia em defesa do meio ambiente. Mas, além de ser um talento que pode estar mais desenvolvido em umas pessoas do que em outras, trata-se de um dom que pode ser desenvolvido através de planos específicos.

Por exemplo, ser voluntário de uma protetora de animais, fazer ações de colaboração na luta pelos direitos dos cães, ou ainda adotar um animal para cuidar e dar-lhe uma vida melhor. Organizar excursões ao campo e tirar fotografias de paisagens é também uma boa maneira de desenvolver a inteligência naturalista através do poder visual da imagem.

Plantar uma árvore e cuidar das flores de um jardim são ações simples com as quais educa a sensibilidade para estar mais receptiva a esta inteligência naturalista. Da mesma forma, organizar passeios pela natureza enquanto desfruta dos sons do ambiente, por exemplo, o som dos animais e a luz da paisagem.

Por que é necessária a inteligência naturalista?

Dentro das atividades de lazer recomendadas para conectar com a força da lei natural, pode-se também programar uma visita ao jardim botânico ou ao zoológico.

A inteligência naturalista é muito positiva para observar a evolução das paisagens nas diferentes estações do ano, para identificar possível risco de extinção de determinado tipo de animal, para identificar fatores de risco da contaminação ambiental, inclusive para manifestar nas empresas a importância da ecologia sustentável e promover decisões éticas no cuidado do meio ambiente. Também é uma inteligência necessária para proteger o planeta frente às mudanças climáticas.

Imagem: Fotolia. Room 76

Relacionados:

  1. Inteligência Múltipla
  2. Inteligência Musical
  3. Inteligência Intrapessoal
  4. Inteligência Artificial
  5. Inteligência
  6. Meio ambiente
  7. Arquitetura Biológica
  8. Antropologia Social
  9. Impacto Ambiental
  10. Teoria da Mente