Conceito » Educação » Instituto

Instituto - Conceito, o que é, Significado

A formação é um dos aspectos mais importantes para o desenvolvimento do ser humano e também da sociedade. Este preparo é vivenciado em várias fases, começando pelas creches e pré-escola, passando pelo colégio e prosseguindo em um instituto.

Os alunos têm aulas em um instituto até os 18 anos e a partir daí estão aptos a ingressar em uma Universidade, continuando com seus estudos de formação profissional ou buscando um trabalho. Ou seja, a formação em um instituto é mais exigente do que em um colégio, simplesmente pelo nível de exigência maior.

Formação acadêmica

O instituto está integrado por um grupo de professores especializados que ministram aulas de diversas matérias, desde ciências até humanas. Desta maneira, o aluno conhece melhor a si mesmo, descobre suas inquietudes e sua vocação profissional. Isto é, a decisão do que cursar na universidade está diretamente relacionado ao processo de autoconhecimento acadêmico realizado em um instituto.

Os estudantes assistem às aulas todos os dias cumprindo com um horário letivo e desfrutando de um período específico de férias. Além disso, os alunos realizam testes que são avaliados pelos professores e dão notas específicas em um percentual de 0 a 10. Este sistema de formação promove a avaliação contínua.

Os alunos que frequentam um instituto são adolescentes, ou seja, estão numa fase da vida de crise pessoal. Buscam uma maior autonomia de seus pais e se identificam com o poder do grupo de amigos. Estas mudanças pessoais influenciam o próprio papel do aluno e do seu desempenho acadêmico, uma vez que a rebeldia de um adolescente é maior do que a de uma criança. Isto também cria um contexto diferente na sala de aula onde os professores realizam um trabalho muito importante para impor sua autoridade e motivar os alunos que, muitas vezes, estão desmotivados.

Instituto da Juventude

Existem diversos tipos de órgãos que mostram o nível de especialização de uma entidade em um objetivo específico. Por exemplo, o Instituto da Juventude realiza ações e iniciativas em benefício dos jovens. Ações que promovem a igualdade de oportunidades para as pessoas que se encontram nesta faixa etária. Visualizam a importância dos jovens na sociedade.

Um dos institutos mais importantes é o Instituto Cervantes, uma organização que promove a importância do espanhol em nível internacional, ou seja, dá valor ao idioma como um patrimônio cultural do bem universal.

Imagem: Fotolia. Damian

Relacionados:

  1. Professor Honorário
  2. Bacharelado
  3. Reforço Escolar
  4. Escola Técnica
  5. Licenciatura
  6. Universidade
  7. Pré-Graduação
  8. Capacitação
  9. Estudar e Trabalhar
  10. Pedagogia Crítica