Conceito » Ciência » Halógeno

Halógeno - Conceito, o que é, Significado

Este vocábulo provém do grego e é formada pelo prefixo halo e o sufixo geno. Em seu sentido etimológico quer dizer "que produz sal". A palavra halógeno ou halogênio é apresentada no dicionário com dois significados. O primeiro se refere a uma série de elementos químicos e o segundo serve para designar um tipo de farol utilizado na condução de veículos.

Elementos químicos que estão integrados na tabela periódica dentro do grupo dos não metais e formam o grupo 17 do sistema periódico

Os halógenos são o flúor, o iodo, o cromo, o cloro e o ástato. Em relação às suas propriedades se destacam as seguintes: apresentam sete elétrons em seu último nível de energia e são especialmente eletronegativos e muito reativos, razão pela qual geram oxidação.

Por outro lado, quando combinados, formam sais binários (os compostos formados por halógenos e metais são chamados de sais). Estes elementos químicos também reagem com o hidrogênio para formam haletos de hidrogênio, que se dissolvem na água para formar dissociações ácidas. Os halógenos são encontrados nos três estados da matéria em temperatura ambiente.

Em todo o planeta, os elementos deste grupo são pouco abundantes na natureza e normalmente se encontram em forma de depósitos de halogenetos (o flúor constitui 0,065% do total da crosta terrestre).

Devido às suas propriedades, estas substâncias e seus diferentes compostos são de grande utilidade na vida cotidiana. São utilizados na indústria química, no tratamento das águas, na fabricação de plásticos, na indústria farmacêutica, na indústria têxtil e na extração de minerais.

O flúor se encontra no creme dental, o cloro é usado no tratamento das águas e na manutenção das piscinas, o bromo é utilizado como um inseticida e o iodo é um dos elementos do sal de mesa.

No caso do ástato, observa-se um elemento que ainda não possui aplicações práticas e se afirma que é o elemento químico mais raro existente.

Curiosidades sobre o ástato

Seu símbolo é At, seu número atômico é 85, sua massa atômica é 209.987 e seu nível de oxidação é -1. Trata-se de um elemento radioativo e produzido de maneira artificial, em 1940, no Instituto Politécnico de Alabama, originalmente conhecido pelo termo alabamina.

Um sistema de iluminação para os veículos

Na atualidade, as lâmpadas halógenas são empregadas na condução de veículos e têm um funcionamento semelhante às lâmpadas tradicionais.

Em comparação ao sistema led ou xenon, este tipo de farol apresenta uma série de limitações: vida útil curta, baixa intensidade de luz e alcance limitado da visão noturna.

Imagem: Fotolia. ONYXprj

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: