Como muitas outras atividades humanas, o estudo exige certos hábitos para tornar efetivo o processo de aprendizagem. Na terminologia educacional, o termo hábito de estudo ou técnicas de estudo é usado indistintamente para referir-se aos padrões relacionados à aquisição de conhecimentos.
É necessário adotar uma atitude disciplinada, evitando a improvisação ou deixando a preparação para a última hora. Paralelamente é conveniente estabelecer um objetivo concreto ou, em outras palavras, ter claro o que vamos estudar.
Quando já temos um objetivo bem definido é importante estabelecermos prioridades. Para isso, é aconselhável realizar um planejamento racional de nossa vida diária. Logicamente, o planejamento de nosso tempo deve incluir um plano de estudo concreto. Em todo plano de estudo deve haver uma organização geral e um resumo do conteúdo acompanhado de um esquema.
O tempo e o espaço são também fatores determinantes. Em relação ao primeiro, é útil estudar todos os dias na mesma hora e acostumar nossa mente que esse tempo é dedicado ao estudo. Em relação ao espaço, o local destinado à aprendizagem deve ser confortável, com luz adequada, sem barulho e possíveis distrações.
Alguns hábitos de estudo são desaconselháveis. Entre eles podemos destacar os seguintes:
1) começar a estudar após uma farta refeição;
2) escolher a hora do dia em que estamos mais cansados;
3) mudar constantemente de lugar;
4) estudar em um local sem luz adequada ou com elementos que possam nos distrair;
5) empregar uma técnica de aprendizagem inadequada;
6) descuidar da alimentação;
7) dormir poucas horas ou de maneira desordenada;
8) abusar de substâncias energéticas;
9) dar desculpas para adiar o estudo;
10) não tirar as dúvidas que aparecem no momento da aprendizagem.
Os diversos fatores que formam um correto hábito de estudo são necessários, mas não são suficientes para alcançar os objetivos desejados. Neste sentido, a motivação pessoal é chave para obter bons resultados.
A aprendizagem tem um componente racional, mas a motivação está baseada em nossas emoções internas. Em certas ocasiões, a motivação pode ser definida como uma energia interior que nos leva à ação. Enfim, encontrar uma boa estimulação é determinante para que as técnicas sejam executadas pelo caminho certo.
Imagem: Fotolia. Andrey Kiselev
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jan., 2018). Conceito de Hábitos de Estudo. Em https://conceitos.com/habitos-estudo/. São Paulo, Brasil.