Conceito » História » Guerra dos Mil Dias

Guerra dos Mil Dias - Conceito, o que é, Significado

Entre 1899 e 1902 ocorreu um confronto civil na Colômbia. Este episódio entrou para a história como a Guerra dos Mil Dias. Havia dois lados em confronto: os conservadores liderados pelo exército do governo contra um grupo de guerrilheiros liberais.

Antecedentes do conflito

Os conservadores pretendiam consolidar um forte estado centralista, enquanto que os liberais defendiam uma abordagem federalista da nação.

A partir da Constituição de 1886 foi estabelecido um acordo com o Vaticano. Segundo o mesmo, a educação dos colombianos deveria ser gerida pela Igreja Católica. Esta iniciativa gerou um profundo descontentamento entre os liberais.

Do ponto de vista político, o país se encontrava em uma situação de instabilidade permanente e havia uma atmosfera social de hostilidade entre o Partido Liberal e o Partido Conservador.

Em 1899, a economia colombiana desabou como consequência dos baixos preços do café nos mercados internacionais.

O triunfo eleitoral dos conservadores nas eleições de 1899 foi questionado pelos liberais.

Início e desenvolvimento da guerra

Alguns generais próximos ao Partido Liberal se rebelaram, em Outubro de 1899, na cidade de Socorro. Dias depois deu início à batalha do rio Magdalena onde as tropas liberais foram derrotadas.

Apesar de conquistar algumas vitórias isoladas os liberais se enfraqueceram militarmente de forma gradual, o que levou sua divisão em duas facções, pois umas defendiam a pacificação do país e outras queriam continuar a luta armada. Entre os conservadores também houve uma divisão: os históricos e os nacionalistas.

Além do confronto entre colombianos, deve-se destacar que outras nações deram apoio a cada uma das partes envolvidas. Os liberais contaram com a colaboração ativa dos setores liberais da Venezuela, Equador, Guatemala e Nicarágua, enquanto que os conservadores receberam a ajuda dos Estados Unidos e dos conservadores venezuelanos ou andradistas.

Finalmente as tropas vinculadas aos conservadores se impuseram porque seu exército era mais numeroso e eficaz, mas também pela colaboração dos fuzileiros navais dos Estados Unidos.

Consequências do conflito

A Guerra dos Mil Dias terminou com 100 mil mortes aproximadamente. Nos anos seguintes houve um período de instabilidade econômica com altas taxas de inflação.

Em 1903 o Panamá conseguiu separar-se da Colômbia, com isso a nova nação se tornou uma república independente apoiada pelos Estados Unidos.

Imagem: Fotolia. icholakov

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: