No campo da botânica as plantas são estudadas a partir de diversas perspectivas. Um aspecto concreto é o desenvolvimento das sementes, da qual recebe o nome de germinação. Este processo descreve como começa a transformação de uma semente em planta.
As sementes têm uma aparência diferenciada dependendo da procedência da planta. No entanto, todas compartilham certas características:
1) estão cobertas por uma camada protetora externa chamada tegumento;
2) em seu interior está o embrião, que conta com o caule e a raiz da nova planta;
3) o alimento da semente está situado fora do embrião, mais especificamente no endosperma;
4) a maioria das plantas produtoras de sementes são dicotiledôneas, ou seja, contêm duas folhas de sementes em seu interior.
A maioria das sementes se encontra dentro de um fruto carnoso, outras são transportadas através da água, algumas são movidas pela ação do vento e em certas ocasiões acabam num solo fértil depois de serem expulsas do fruto que é comido por um animal.
As sementes que ainda não germinaram se encontram em estado latente ou dormente. Para que uma semente finalmente germine é necessário que certas condições meteorológicas sejam atendidas, assim como uma temperatura adequada e um excelente nível de oxigênio e umidade.
A terra fértil proporciona a umidade e os alimentos necessários para que a semente esteja em condições de desenvolver-se.
Numa primeira fase as células da semente absorvem o oxigênio. A partir deste momento, a semente começa a liberar dióxido de carbono. Ao produzir a digestão, o alimento armazenado é convertido em energia. Desta maneira, o embrião da semente incha e ao mesmo tempo cria novas células.
No momento do desenvolvimento do embrião sai ao extremo da raiz e em seguida ao caule. Este é o ponto que a semente brota. Neste momento, as raízes crescem para baixo e os caules para cima como consequência do efeito da luz e da gravidade.
Os tempos e os índices de germinação nas plantas que produzem sementes são muito variáveis dependendo de cada espécie. Assim, a semente da orquídea só pode germinar algumas semanas depois da sua maturidade, enquanto que a semente do pepino pode estar vários anos até sua germinação final.
Imagem: Fotolia. egami
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (abr., 2018). Conceito de Germinação. Em https://conceitos.com/germinacao/. São Paulo, Brasil.