Conceito » Psicologia » Geração nem-nem VS sim-sim

Geração nem-nem VS sim-sim - Conceito, o que é, Significado

A identidade de um ser humano não está baseada na sua posição de trabalho, no entanto, o trabalho e os estudos são um componente importante do projeto futuro de qualquer jovem. Muitos desses jovens que não querem estudar após a fase escolar, buscam um emprego. Porém, o conflito acontece quando alguns jovens não estudam, mas também não trabalham. Estes são os chamados “nem-nem”. Pelo contrário, existem aqueles que cursam uma carreira e participam do mundo do trabalho para pagar seus custos; são os “sim-sim”.

Como identificar um nem-nem

Podemos classificar nesta situação os jovens que possuem entre 16 e 30 anos, que vivem seus dias com um ritmo de vida diferente da maioria. Em muitos casos, trata-se de uma situação de bloqueio pessoal. Por exemplo, jovens que têm formação mínima e como consequência desse baixo nível de preparo, encontram dificuldades para encontrar um emprego; tudo isso acompanhado de um momento histórico onde a competição de talentos é muito alta.

Geralmente estes tipos de casos aumentam em época de crise, onde, por exemplo, um jovem de baixa renda pode ter que abandonar seus estudos para trabalhar e ajudar a família.

O "nem-nem" pode ser aquele que não encontra trabalho apesar de querer, mas também pode ser aquele que vive numa situação boa, com um estilo de vida de lazer constante e assim evita assumir responsabilidades próprias da sua idade.

Esta é uma das grandes preocupações dos pais. Jovens que parecem adormecidos em seu presente e que perdem a oportunidade mais importante que tem na vida: a de aproveitar o tempo de juventude em algo a mais do que simplesmente o lazer.

Existe uma relação direta entre o abandono escolar precoce e esta situação de perda de oportunidades. São jovens que dependem financeiramente de seus pais. Em muitos casos, eles se sentem desorientados dentro de um ambiente social e de trabalho, aquele que exige maior constância e atitude otimista do que demonstram para superar os obstáculos que todo ser humano encontra em seu caminho profissional.

Como reconhecer um “sim-sim”

Diante deste padrão de comportamento nasce a inércia contrária. Cada vez mais há casos de jovens que, além de formar-se e realizar seus estudos superiores, pagam sua mensalidade graças a um trabalho de tempo parcial que lhes permite conciliar o emprego e a formação.

A pessoa que pertence a esta geração, ao contrário dos “nem-nem”, assume um papel pró-ativo no gerenciamento de seu presente, possuem uma ordem de prioridades. Desejam formar-se para obter um bom trabalho no futuro, mas que, por sua vez, também trabalham no presente para ajudar a família financeiramente e ter uma independência econômica com as despesas de lazer.

A diferença entre os dois tipos de gerações é que o estilo de vida dos integrantes de cada grupo é também muito diferente

Os “sim-sim” tem uma ordem estruturada de horários fundamentais em sua agenda, como os dias de trabalho e um calendário de estudos. Possuem uma direção em suas vidas e seguem um plano de ação para alcançar seu objetivo vocacional.

Graças a esta experiência bidirecional no campo da formação e do trabalho, o jovem obtém antes a experiência profissional, pratica o networking, melhora sua marca pessoal e adquire um maior nível de maturidade.

Imagem: Fotolia. Elnur

Relacionados:

  1. Instituto
  2. Pluriemprego
  3. Estudar e Trabalhar
  4. Reforço Escolar
  5. Jovem
  6. Vocação Profissional
  7. Posto de Trabalho
  8. Hikikomori
  9. Geração X
  10. Escotismo