Conceito » Ciência » Biogênese

Biogênese - Conceito, o que é, Significado

As perguntas sobre a origem da vida são questionadas desde os tempos mais antigos. No século IV a. C Aristóteles defendeu a tese da geração espontânea dos seres vivos. A geração espontânea sustenta a ideia de que existe um princípio ativo que combinado com certas circunstâncias naturais permite a criação das espécies. Esta ideia esteve em vigor durante mais de vinte séculos. Foi no século XVII quando vários experimentos demonstraram que a geração da vida não é espontânea, mas que implica na existência de um modo de vida anterior. Assim este fenômeno foi chamado de biogênese.

Com o aparecimento do microscópio, a ideia da biogênese foi ganhando adeptos

Entre os cientistas havia duas partes: os partidários da geração espontânea e os da biogênese. As pesquisas do francês Louis Pasteur, no século XIX, foram definitivas para solucionar este debate. Seu trabalho demonstrou que a vida procede de formas de vida anteriores e que de um ser não vivente é impossível a geração de um ser vivo. Pasteur chegou a afirmar que o conceito geração espontânea era uma espécie de fantasia sem nenhum fundamento.

A biogênese como explicação da vida se conectou com outra ideia: a evolução

Os partidários da visão biogenética entenderam que os fenômenos vitais estão enquadrados na teoria da evolução das espécies e nos mecanismos que se desenvolvem a partir do mesmo.

A abiogênese ou teoria da geração espontânea se baseava em uma observação empírica: que de alguns restos decompostos aparecem animais vivos. Mas esta explicação não levava em conta que a presença de alguns microrganismos é o que permite uma geração espontânea aparente. Quando se conseguiu eliminar os microorganismos (por exemplo, a pasteurização) ficou em evidência a invalidade da geração espontânea.

A teoria da biogênese fez com que os argumentos sobre a origem da vida tivessem uma abordagem diferente das anteriores. Alguns cientistas acreditam que o fundamento original da vida se encontra na água, mais particularmente nas fontes hidrotermais situadas no interior da Terra. Quando em meados do século XX foi decifrada a estrutura do DNA, houve um passo definitivo para a compreensão da origem da vida: a biogênese mitocondrial, ou seja, a energia que atua sobre as células dos organismos.

Imagem: Fotolia. Cliparea

Relacionados:

  1. Geração X
  2. Abiogênese
  3. Geração Y (millennials)
  4. Fixismo
  5. Elo Perdido
  6. Autopoiese
  7. Autótrofo
  8. Semente
  9. Filogenia
  10. Traducianismo