Fuselagem - Conceito, o que é, Significado

Este termo é de origem francesa, mais especificamente vem da palavra fuselé, que significa forma aerodinâmica. Costuma-se dizer que algo apresenta forma aerodinâmica quando tem forma de fuso, objeto que se usava antigamente para fiar. Este termo é utilizado normalmente para se referir à parte central de um avião.

Partes de um avião

O corpo de uma aeronave é a fuselagem. Sua principal função é permitir espaço suficiente para acomodar os passageiros, os membros da tripulação e toda a carga. Assim mesmo, esta estrutura funciona como um elemento de suporte para as outras partes do avião: as asas e os ailerons, a empenagem, o trem de pouso e o propulsor.

O material utilizado para a fuselagem de aeronaves comerciais evoluiu ao longo do tempo

O primeiro voo de um avião ocorreu em 1903 e foi protagonizado pelos irmãos Wright. A partir da Primeira Guerra Mundial, a produção de aeronaves deixou de ser fabricada artesanalmente e começou a ser em série. Em uma segunda geração, a aviação comercial passou a ser destinada ao transporte de passageiros e mercadorias.

Na primeira geração de aeronaves a fuselagem era fabricada a partir de dois materiais: madeira e aço. Ambos faziam com que os aviões ficassem muito pesados e, por outro lado, como a madeira era um material degradável não era muito adequado em climas úmidos.

Na geração seguinte foi introduzido um novo material, mais especificamente uma liga de alumínio com tratamento térmico. Este novo material foi incorporado devido à sua baixa densidade e alta resistência. Quanto à forma da fuselagem se chamava monocoque ou monocoque, pois era formada unicamente por lâminas que cobriam o corpo da aeronave como se fosse um casco. Esta nova estrutura permitiu um espaço maior e com o tempo foi aperfeiçoando-se com elementos adicionais, como longarinas e suportes.

Atualmente a fuselagem das aeronaves comerciais é realizada com uma combinação de materiais e tratamentos

Os principais elementos são o alumínio e o cobre. O alumínio é um bom condutor de eletricidade e calor, assim como é muito resistente à corrosão. Combina-se com o cobre porque este elemento faz com que o alumínio tenha melhores propriedades mecânicas.

Ambos os metais são fundidos porque são especialmente resistentes e desta maneira a aeronave pode suportar as mudanças de pressão.

Imagem: Fotolia

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: