Conceito » Economia » Gasóleo ou Diesel

Gasóleo ou Diesel - Conceito, o que é, Significado

O petróleo refinado pode ser transformado em outros produtos. Um deles é o gasóleo, também conhecido como diesel. Com este produto combustível é possível abastecer os veículos com motor diesel.

Ao longo do século XX e XXI, a gasolina convencional tem sido a substância mais empregada como combustível para os veículos a motor, mas também outros foram provados como o metano, o butano e o álcool metílico.

Diferenças entre a gasolina e o diesel

Os motores de combustão internos funcionam a partir de quatro ciclos:

1) o ciclo de admissão que entra a mistura de ar e gasolina ou diesel;

2) a compressão;

3) o combustão;

4) o escapamento.

Estes ciclos são diferentes nos motores de gasolina e diesel, já que no momento da compressão o diesel é comprimido a níveis mais elevados que a gasolina, por outro lado, na combustão o motor diesel não precisa de uma faísca para explodir, uma vez que o próprio combustível explode por si mesmo pelos altos níveis de compressão.

Estas particularidades do motor diesel fazem com que não seja necessário revolucionar intensamente o motor, do que se traduz em uma economia de combustível. Consequentemente, os veículos com motor diesel são mais resistentes, fortes e duráveis, porém menos rápidos do que aqueles que usam gasolina.

As diferenças entre um e outro motor fazem com que não seja possível utilizar combustível diesel em um automóvel de gasolina ou o contrário.

Um motor que revolucionou a indústria e o transporte

O engenheiro alemão Rudolph Diesel é o criador deste motor. No final do século XIX apareceram novas máquinas industriais baseadas na tecnologia de vapor. Este engenheiro propôs modificar esta tecnologia para uma nova e mais eficiente, já que nas máquinas o vapor perde muito calor e energia gerando um baixo rendimento.

Durante anos, Rudolph Diesel esteve pesquisando todo tipo de alternativa, até que em 1892 patenteou definitivamente um motor de combustão revolucionário.O motor desenvolvido funcionava da seguinte maneira:

1) suga-se ar puro dentro de um cilindro;

2) um pistão comprime o ar que esquenta como se fosse um inflador;

3) assim que o pistão comprime ao máximo o ar dentro do cilindro, o combustível é injetado e nesse momento o ar fica tão quente que a mistura inflama por si só;

4) a pressão da explosão empurra o pistão para baixo e o mesmo expulsa o ar já usado do cilindro.

Os primeiros motores diesel foram comercializados em 1895 e rapidamente aplicados a todo tipo de indústrias.

Imagem: Fotolia. Sebastian Kaulitzki

Relacionados:

  1. Octanagem
  2. Veículo Híbrido
  3. Veículo
  4. Regulador
  5. Depósito
  6. Automobilismo
  7. Água do Mar
  8. Carvão Vegetal
  9. Dinamômetro
  10. Efeito Estufa