Recursos Renováveis - Conceito, o que é, Significado

Os recursos renováveis são aqueles que a própria natureza através de seus processos recupera em um curto período de tempo. Esta expressão se refere a partir do ponto de vista econômico até os elementos utilizados no processo produtivo, que são muito difíceis de perder, apesar de sofrer uma exploração de relevância.

Muitos dos bens que o homem utiliza diariamente são enquadrados dentro desta categoria e tenta-se que seja ainda mais. Esta circunstância reside no fato de que os recursos renováveis existem em abundância e isto reflete em uma utilização com um custo muito baixo.

Os recursos renováveis em alguns casos têm um limite de exploração até que se considere que sua renovação esteja em perigo. Isto muitas vezes se relaciona com a explosão demográfica e o crescimento da economia. Um exemplo desta situação pode ser o caso da água.

Quando a população mundial e o desenvolvimento econômico eram muito limitados, o fornecimento de água em geral, salvando exceções, não era considerado um problema: o próprio ciclo da água se encarregava de resolver qualquer contaminação que pudesse acontecer. No entanto, atualmente o fornecimento de água doce começou a ser considerado um problema que por enquanto ainda não é critico, mas que pode ser no futuro se não forem tomadas as devidas precauções. O tempo dirá se esta avaliação se mantém, mas é reconfortante saber que o desenvolvimento tecnológico permite formas de purificar a água de uma forma artificial e cada vez mais barata.

No caso da energia, existem algumas variações aos modos de exploração existentes que, sem dúvida, são promissores devido a sua capacidade de renovação. Um caso emblemático é o do sol, que proporciona uma grande quantidade de energia para o planeta e que se fosse usado de forma eficiente poderia resultar em um custo menor na eletricidade. Atualmente, existem painéis solares que captam boa parte desta energia, mas que ainda continuam sendo caros em comparação a outras formas de geração. Quanto ao vento, se lembrarmos do slogan de que a energia não se perde e sim se transforma, geraria energia elétrica a partir da energia cinética. Tais possibilidades nos deixa de certa maneira otimistas em relação ao futuro, considerando que atualmente se desenvolvem constantes inovações capazes de tornar possível o que antes era apenas um sonho.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: