Conceito » Cultura » Furo Jornalístico

Furo Jornalístico - Conceito, o que é, Significado

O termo furo jornalístico é utilizado normalmente no mundo do jornalismo. Na verdade, este conceito é usado no setor dos meios de comunicação para expressar uma notícia como nova e em primeiro lugar.

Os meios de comunicação competem por um furo informativo

Ser o primeiro em algo é uma aspiração muito comum. O esportista, o estudante ou empresário querem ser o vencedor sobre o restante dos competidores. O mesmo acontece no mundo do jornalismo, pois aquele que consegue dar uma noticia em primeira mão acaba derrotando seus adversários.

O prestígio de um jornalista ou de um meio de comunicação depende de certa maneira dos furos conhecidos pela sociedade. De qualquer forma, quando algo novo acontece no mundo, os diversos meios de comunicação lançam a informação para serem os primeiros a contar a noticia.

Diferentes formas de entender o furo jornalístico

Quando um jornalista realiza uma pesquisa sobre um caso de corrupção política de seu país e a noticia aparece nos meios de comunicação ocorre um impacto social relevante através de declarações, debates, conversas, etc. Desta maneira, o furo jornalístico adquire um significado especial no jornalismo de investigação.

O furo jornalístico da imprensa escrita teve novos competidores: as redes sociais. Neste sentido, muitas vezes, a primeira noticia sobre um assunto pode aparecer em um twitter, instagram, facebook ou qualquer outra rede social. Pode-se afirmar que nos últimos anos o jornalismo convencional perdeu sua hegemonia tradicional.

Em certas ocasiões, o furo jornalístico não é o primeiro a ser divulgado como uma notícia relacionada ao presente, mas o primeiro a contar sobre o que vem acontecendo há algum tempo e que ainda não foi tratado do ponto vista informativo.

Imagem: Fotolia. everettovrk

Relacionados:

  1. Jornalismo
  2. Off the Record
  3. Foto notícia
  4. Os Cinco W do Jornalismo
  5. Fonte Jornalística
  6. Comunicado de Imprensa
  7. Obituário
  8. Comunicação Social
  9. Manual de Estilo
  10. Crônica