Conceito » Sociedade » Obituário

Obituário - Conceito, o que é, Significado

O conceito a ser analisado provém do latim, mais especificamente de obitus, que quer dizer falecimento. Vale destacar que a palavra óbito em português é sinônimo de falecimento. O termo obituário é usado para referir-se às pessoas falecidas durante um período de tempo. Esta relação aparece geralmente na imprensa escrita.

Uma notícia integrada à seção de necrologia

Quando lemos um jornal queremos conhecer as notícias mais recentes da atualidade. Neste sentido, uma questão informativa de interesse consiste precisamente em saber sobre o falecimento de uma pessoa reconhecida em termos sociais. As notícias sobre obituários costumam aparecer numa seção fixa, também conhecida como necrológicas.

Características gerais

O obituário nem sempre tem o mesmo foco jornalístico, pois depende de quem seja a pessoa falecida. Neste tipo de notícia, são detalhados normalmente os dados mais relevantes sobre a morte de alguém (nome, idade, local de residência, lugar de nascimento, causa da morte, etc.). No desenvolvimento da notícia é apresentado um esboço profissional e pessoal do óbito.

Quando se trata de um personagem muito popular é bem provável que algumas informações não apareçam, pois não é necessário explicar o que já é conhecido na maioria das vezes. No entanto, quando o falecido é alguém que não faz parte da notícia, mas que já foi importante no passado, é necessário dar uma explicação sobre o personagem em questão (muitos atletas e artistas de outras épocas são esquecidos ao longo do tempo e por causa de seu obituário jornalístico sua carreira é lembrada).

Do ponto de vista jornalístico, trata-se de uma notícia que serve para homenagear alguém

Em outras palavras, é uma forma de despedir-se publicamente de um indivíduo. Às vezes, este tipo de notícia não tem relação com o presente, já que o obituário pode referir-se à memória de alguém que faleceu há anos, desta maneira, o finado recebe uma nova homenagem. Se a notícia de falecimento é algo já esperado pelo fato da pessoa estar gravemente doente, o jornal pode preparar uma informação jornalística com certa antecipação.

O artigo obituário possui normalmente um tratamento informativo elogioso, respeitoso e amável, uma vez que seria de mau gosto escrever negativamente ou com informação polêmica sobre alguém que não pode se defender. Assim mesmo, este artigo costuma vir acompanhado de um necrológio.

Em resumo, os obituários nos jornais servem para que os leitores se lembrem da trajetória de um personagem reconhecido pelo conjunto da sociedade.

Imagem: Fotolia. elroce

Relacionados:

  1. Fonte Jornalística
  2. Furo Jornalístico
  3. Sensacionalismo
  4. Carta de Leitores
  5. Off the Record
  6. Pessoa
  7. Coluna de Opinião
  8. Etimologia
  9. Pós-verdade
  10. Miscelânea