Conceito » Cultura » O Pequeno Príncipe

O Pequeno Príncipe - Conceito, o que é, Significado

Trata-se de um pequeno romance do escritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupery, que faleceu em um acidente de avião aos 44 anos durante a Segunda Guerra Mundial. Sua obra mais conhecida foi, sem dúvida, "O Pequeno Príncipe", que precisamente foi publicado um ano antes da sua morte. É um romance escrito em estilo simples, com diálogos diretos, características poéticas abundantes e carregada de simbolismo.

Este romance, considerado por alguns como uma história infantil, é um clássico da literatura mundial. Ele foi traduzido em mais de 180 línguas e levado ao cinema em várias ocasiões.

Conta-se a história de um aviador que sofre um acidente em pleno deserto e que precisa consertar seu avião para prosseguir viagem

De forma inesperada o aviador encontra um menino (o pequeno príncipe) que vem de um estranho planeta e entre eles surge rapidamente uma estreita amizade. O menino está na Terra porque precisa refletir sobre algumas questões que lhe preocupam, como sua relação com uma flor e da qual não pode viver em harmonia.

Elementos simbólicos

Cada elemento ou personagem de "O Pequeno Príncipe" tem um valor simbólico e uma mensagem associada. O menino representa a pureza e a ingenuidade e, ao mesmo tempo, a busca pela autêntica sabedoria no ser humano. O aviador é um adulto que gostaria de recuperar a criança que há em seu interior. Para alguns estudiosos o personagem do pequeno príncipe representa o que gostaríamos de ser e o aviador simboliza o que realmente somos. Na história existem outros protagonistas e elementos.

- O Rei representa a ambição pelo poder;

- O bêbado simboliza a falsa evasão do prazer;

- O vaidoso é uma mostra de isolamento pessoal do ser humano;

- O faroleiro é um indivíduo que se autodestrói pela rotina e expressa a luta interior entre o dever e a liberdade individual;

- O geógrafo simboliza o homem sábio que se fecha em si mesmo;

- A raposa é um personagem que ajuda o pequeno príncipe a conhecer a realidade;

- A flor é simplesmente o amor.

Outros elementos também apresentam um valor simbólico, tais como a caixa, o cordeiro e os baobás.

O que podemos aprender neste romance?

Pode-se dizer que "O Pequeno Príncipe" é um manifesto sobre os valores humanos, onde se abordam ideais e valores universais como a solidariedade, a amizade, a bondade e a busca pelo verdadeiro conhecimento interior.

Enfim, é uma reflexão sobre a condição humana e a felicidade.

Imagem: Fotolia. lebed_al

Relacionados:

  1. Prequela
  2. Fanfic
  3. Relato Histórico
  4. Controle do Tráfego Aéreo
  5. Novo Jornalismo
  6. História de Vida
  7. Romance
  8. O Homem da Máscara de Ferro
  9. Steampunk (como Gênero Literário)
  10. Flashback e Racconto