Conceito de O Pequeno Príncipe

Trata-se de um pequeno romance do escritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupery, que faleceu em um acidente de avião aos 44 anos durante a Segunda Guerra Mundial. Sua obra mais conhecida foi, sem dúvida, “O Pequeno Príncipe”, que precisamente foi publicado um ano antes da sua morte. É um romance escrito em estilo simples, com diálogos diretos, características poéticas abundantes e carregada de simbolismo.

Este romance, considerado por alguns como uma história infantil, é um clássico da literatura mundial. Ele foi traduzido em mais de 180 línguas e levado ao cinema em várias ocasiões.

Conta-se a história de um aviador que sofre um acidente em pleno deserto e que precisa consertar seu avião para prosseguir viagem

De forma inesperada o aviador encontra um menino (o pequeno príncipe) que vem de um estranho planeta e entre eles surge rapidamente uma estreita amizade. O menino está na Terra porque precisa refletir sobre algumas questões que lhe preocupam, como sua relação com uma flor e da qual não pode viver em harmonia.

Elementos simbólicos

Cada elemento ou personagem de “O Pequeno Príncipe” tem um valor simbólico e uma mensagem associada. O menino representa a pureza e a ingenuidade e, ao mesmo tempo, a busca pela autêntica sabedoria no ser humano. O aviador é um adulto que gostaria de recuperar a criança que há em seu interior. Para alguns estudiosos o personagem do pequeno príncipe representa o que gostaríamos de ser e o aviador simboliza o que realmente somos. Na história existem outros protagonistas e elementos.

– O Rei representa a ambição pelo poder;

– O bêbado simboliza a falsa evasão do prazer;

– O vaidoso é uma mostra de isolamento pessoal do ser humano;

– O faroleiro é um indivíduo que se autodestrói pela rotina e expressa a luta interior entre o dever e a liberdade individual;

– O geógrafo simboliza o homem sábio que se fecha em si mesmo;

– A raposa é um personagem que ajuda o pequeno príncipe a conhecer a realidade;

– A flor é simplesmente o amor.

Outros elementos também apresentam um valor simbólico, tais como a caixa, o cordeiro e os baobás.

O que podemos aprender neste romance?

Pode-se dizer que “O Pequeno Príncipe” é um manifesto sobre os valores humanos, onde se abordam ideais e valores universais como a solidariedade, a amizade, a bondade e a busca pelo verdadeiro conhecimento interior.

Enfim, é uma reflexão sobre a condição humana e a felicidade.

Imagem: Fotolia. lebed_al

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (fev., 2017). Conceito de O Pequeno Príncipe. Em https://conceitos.com/pequeno-principe/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2024. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre