Fechamento de Balanço - Conceito, o que é, Significado

O fechamento é uma operação própria da contabilidade. Consiste em fechar três tipos de contas: as de entrada (receitas), saída (despesas) e custos. Estas contas mostram tudo o que foi acumulado durante determinado período, normalmente de 1 de janeiro até 31 de dezembro. Assim, estas contas determinam os lucros e as perdas da empresa.

O objetivo de um fechamento de balanço é avaliar os benefícios ou perdas de uma atividade empresarial. Em outras palavras, se o resultado final é positivo, há um aumento do patrimônio empresarial e se o resultado final for negativo há uma diminuição do patrimônio da empresa.

Algumas considerações sobre o fechamento de balanço

Este procedimento envolve uma série de questões prévias. Por um lado, verificar cada uma das contas do ativo, passivo, patrimônio, depreciação ou conciliação bancária. Uma vez realizada estes ajustes é necessária à realização do fechamento de balanço.

O fechamento de balanço se enquadra no contexto das normas internacionais de informação financeira.

No processo de fechamento de balanço se realiza uma série de lançamentos contábeis que tem como objetivo a atualização das contas.

O fechamento de balanço dentro do ciclo contábil

Entende-se como ciclo contábil todo o processo pelo qual se registra a informação de uma empresa e sua atividade financeira.

O ciclo contábil apresenta três fases diferenciadas:

1) Abertura da contabilidade;

2) Fase de desenvolvimento;

3) Fechamento de balanço.

A abertura da contabilidade é realizada no início de cada exercício econômico com os seguintes processos: inventário e abertura dos livros contábeis dos quais se acrescentam os dados do exercício de fechamento do ano anterior.

Na fase de desenvolvimento, registram-se nos livros diários as ações contábeis que aconteceram durante o exercício, assim como o balanço de comprovação das somas e saldos do livro razão.

Por último, o fechamento de balanço realiza uma série de passos: a regularização contábil, a determinação do resultado, o fechamento das contas e a apresentação das contas anuais.

Enfim, o ciclo contábil observa um período de tempo e realiza um conjunto de operações e trâmites com o propósito de refletir o estado financeiro de uma empresa.

Imagens: iStock. wwing / YinYang

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: