Conceito » Saúde » Miocárdio, Músculo do Coração

Miocárdio, Músculo do Coração - Conceito, o que é, Significado

O miocárdio é um tipo particular de músculo que mesmo sendo estriado possui características únicas e imprescindíveis para poder cumprir com sua função de bomba.

O músculo do coração, conhecido como miocárdio, é distribuído de tal forma que dá origem a quatro cavidades, duas superiores e aurículas e duas inferiores ou ventrículos. Por sua vez, cada lado do coração constitui um sistema de bombeamento independente do lado oposto, por isso se fala de um coração direito e um coração esquerdo.

Existe outro grupo de músculos localizado dentro do coração, conhecidos como músculos papilares. Estas estruturas se unem aos ventrículos por sua base ou parte inferior, sua parte superior termina em um vértice por onde parte uma série de filamentos que se juntam às válvulas atrioventriculares, com a função de atuar como um sistema que garanta o fechamento completo ao contrair-se aos ventrículos, de modo que o sangue passe pela artéria aorta e pulmonar, impedindo o fluxo retrógrado do sangue para as aurículas.

Características particularidades do músculo cardíaco

Apesar de corresponder ao grupo de tipo estriado em função de sua estrutura microscópica, este tecido é exclusivo do coração e conta com uma série de características que lhe permitem fazer o que nenhuma outra estrutura faz: trabalhar de forma contínua e permanente sem parar ou repousar desde antes do nascimento até o momento da morte.

- É capaz de manter sua atividade de forma contínua graças a um marca-passo natural.

- Possui uma cor avermelhada forte devido à grande quantidade de mioglobina, proteína relacionada ao transporte de oxigênio.

- Recebe um grande suprimento de sangue.

- As células do coração têm um maior número de mitocôndrias do que as outras células do corpo.

- O coração é um tecido capaz de obter energia de qualquer substrato, ou seja, da glicose, dos corpos cetônicos, ácidos graxos, lactato ou piruvato.

- A maior quantidade de energia produzida nas mitocôndrias do coração provém da oxidação das gorduras.

- As células do coração possuem uniões comunicantes entre si, isto é responsável pela atividade muscular, como a contração realizada por todas as células de cada cavidade de forma simultânea.

Transtorno que afeta o músculo cardíaco

O músculo cardíaco exige uma fonte contínua de oxigênio para poder funcionar normalmente. Quando as artérias responsáveis por este suprimento se encontram obstruídas por placas de colesterol, o diâmetro efetivo da artéria diminui comprometendo o fluxo de sangue e, portanto, de oxigênio e dos nutrientes. Esta é a principal causa de distúrbios, como os infartos cardíacos.

Imagem: Fotolia. HANK

Relacionados:

  1. Coração
  2. Débito Cardíaco (Gasto cardíaco)
  3. Sistema Circulatório
  4. Respiração
  5. Órgãos Vitais
  6. Tecido Sanguíneo
  7. Somatometria
  8. Osso da Perna
  9. Pares Cranianos
  10. Ossos do Braço