Conceito » Religião » Estrela de Davi

Estrela de Davi - Conceito, o que é, Significado

Todas as religiões têm algum símbolo que as representa. No caso do Judaísmo, o símbolo é formado pela união de dois triângulos equiláteros que configuram uma estrela de seis pontas e um hexagrama regular no centro. Este elemento é conhecido como Estrela de Davi.

Representa o Judaísmo em seu conjunto e todos os seus ramos, a ortodoxa, a reformista, a conservadora, a reconstrucionista, entre outras.

A origem filológica e histórica

Os hebreus denominam a Estrela de David com as palavras Maguen David, que significa escudo de David. Neste sentido, deve-se destacar que na tradição judaica, Deus escolheu Saul como rei, mas após sua morte o novo rei foi Davi, um humilde pastor de ovelhas que havia demonstrado sua coragem vencendo o gigante Golias.

Em seguida a Estrela de Davi foi adotada pela cultura árabe, também conhecida como Selo de Salomão, pois Salomão foi o rei que sucedeu o rei Davi. Ele descreveu o Cantar dos Cartares ou o Cantar de Salomão, um texto sagrado que faz parte do Tanaj, a Bíblia hebraica formada por 24 livros.

Segundo a maioria dos estudiosos, os dois triângulos entrelaçados representam um verso bíblico bem valorizado entre os judeus.

O verso diz mais especificamente “Eu sou do meu amado e o meu amado é meu”, nele se aprecia a íntima relação entre Deus e a humanidade. Mas esta não é a única interpretação da Estrela de Davi, já que alguns consideram que os dois triângulos simbolizam o Céu e a Terra (um triângulo aponta para cima e outra para baixo). Outra opção interpretativa afirma que as seis pontas das estrelas entrelaçadas equivalem ao número 6, um número que tem um significado simbólico e matemático.

Em outras culturas e no mundo esotérico

Além de representar o Judaísmo, o símbolo das duas estrelas combinadas tem sido utilizado por outras culturas, como a hindu e a chinesa. Na Babilônia antiga, o mesmo símbolo também aparece. Esta circunstância provocou todo tipo de reflexões e hipóteses. No geral, a estrela de Davi é valorizada como um símbolo que representa o poder, assim como expressa o equilíbrio entre os humanos e também a sabedoria e a luz que nos guia na escuridão.

Estas interpretações têm um componente misterioso e por isso a Estrela de Davi faz parte do simbolismo esotérico, neste sentido, os dois triângulos são considerados a essência de um Ser Cósmico.

Imagem: Fotolia. Mariia Pazhyna

Relacionados:

  1. Hamsá
  2. Muro das Lamentações
  3. Estrelas e Constelações
  4. Hosana
  5. Equinodermos
  6. Asteroidea (estrela-do-mar)
  7. Agnus Dei (Cordeiro de Deus)
  8. Arca da Aliança
  9. Domingo de Ramos
  10. Ursa Maior